meu opera atualizou e perdi tudo
-
ferreiraelder890 last edited by
@wandio exatamente, isso já aconteceu muitas vezes, mas dessa ez apagou tudo, tive dificuldade até de recuperar as senhas de algumas plataformas, não houve nem um comunicado nem nada, gostaria de saber cade o @Opera-Comments-Bot para esclarecer ou tentar ajudar a reverter a situação!
-
wandio last edited by leocg
@rickarroyo Já era, alguém no outro tópico disse para desinstalar o navegador e não marcar a opção de excluir os dados, após desinstalar, reinstalar novamente que aparecia novamente os dados, no meu caso, eu fiz isso e sumiu tudo, sem chance de recuperar.
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
Houve uma mudança na estrutura do diretório de perfil para que o Opera pudesse estar alinhado com o Chromium e o perfil padrão passou do diretório raiz para o sub-diretório Default.
Por algum motivo que o pessoal do Opera ainda está investigando, a migração dos dados de uma pasta para outra não aconteceu como deveria para um grupo de usuários e o Opera passou a usar os dados de um perfil "novo".Uma possível solução para o problema seria copiar o conteúdo da pasta principal do diretório de perfil do Opera para a pasta Default.
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
@wandio Mas você apagou os seus dados?
A atualização em si não deveria remover os dados: https://forums.opera.com/post/323942
-
mbarbosa010 last edited by
Adorava o Opera, era meu navegador padrão, porém essa falha é imperdoável. Tinha tudo organizado, vários links que utilizava no trabalho. Hoje pela manhã quando ligo o computador e acesso o Opera tudo foi apagado, prejudicou e muito o meu trabalho. Agora tô usando o vivaldi, não confio mais no opera.
-
wandio last edited by
@leocg Não apaguei, apenas substitui na pasta Default conforme uma postagem que foi postado aqui: https://forums.opera.com/post/323763 segui as instruções e não deu em nada, realmente foi tudo perdido, até reinstalei o opera antigo para ver se voltava e nada, infelizmente vou ter que me contentar com a perda dos meus dados.
-
RickArroyo last edited by
@leocg
De fato pra mim deu certo, todos os meus favoritos voltaram.
(como não manjo muito) Peguei tudo da pasta raiz e copiei dentro de:C:\Users\User\AppData\Roaming\Opera Software\Opera Stable\Default
Voltou tudo ao normal aqui.
Eu acho que não precisa mandar tudo pra pasta "Defaut" mas como não manjo e perdi muito tempo com isso hoje, foi o que deu certo pra mim.
-
wandio last edited by leocg
Olá pessoal, fiquei a tarde inteira tentado recuperar meus dados perdidos após a atualização, tentei os métodos que alguns ensinaram aqui, e não tinha dado certo para mim, até então eu olhar com mais atenção que eu tinha feito algo errado na hora de copiar as pastas e tinha acabo excluindo os importantes como os Favoritos após a substituição da pasta errada, mas persisti em recuperar pois tinha coisas importantes e consegui resolver assim:
[Fica por usa conta e risco tentar essa forma como eu fiz, se você fizer e der errado não me venha me culpar de algo, eu fiz assim e acabei recuperando meus arquivos]
Segue a solução de forma simples e rápida:
Antes de tudo, faça backup da pasta Opera Stable e Default, deixa lá guardado causo não de certo, você tem guardado os arquivos até a staff do Opera ajudar com uma outra solução mais simples.
Solução:
Digite %appdata% no menu iniciar do Windows 10 ou no modo "executar" e segue o caminho abaixo:
C:\Users\User\AppData\Roaming\Opera Software\Opera Stable\Default
OBS: Faça backup das pastas antes.
Na pasta Default:
"Exclua todos os arquivos dentro" assim não terão problema dos arquivos não reconhecer depois de iniciar o navegador;
Pasta Opera Stable:
Na "Pasta Opera Stable" Copie todos os arquivos, "não copie a pasta Default, pois é lá que você vai colar os arquivos da Opera Stable"
Após copiados os arquivos da Opera Stable, vai para a pasta Default e cola todos os arquivos lá dentro.
Inicie o Navegador e veja se voltou seus arquivos.
Obs: Se está solução não resolver, talvez resolva no método mais Hard, que é fazer uma restauração do sistema e desligar a internet para ele não atualizar assim que reiniciar o computador, neste caso acredito que a ultima versão do Opera e com os arquivos estarão lá ao menos para você conseguir salvar para um backcup.
Espero ter ajudado, valeu.
[Se você fez e deu certo, deixe um comentário se foi solucionado] -
kosovsky last edited by
Boa noite a todos!
Amigos, acabei de resolver o problema e meus dados voltaram todos.
Para quem não está habituado com linhas de comando façam o seguinte:-
click na tecla Windowns do seu teclado, vai abri uma barra de pesquisa use esse comando %AppData% que já abrir na Roaming, busque a pasta Opera Software e copie a pasta Opera Stable e salve na área de trabalho do seu pc ou onde você achar melhor.
-
Agora você irá na pasta dentro do AppData\Roaming\Opera Software\Opera Stable
abrir a opera stable e colocar em ordem alfabética. (botão direito do mouse > classificar por nomes. -
selecione tudo (CTRL+A) de dentro da pasta, feito isso vai começar a brincadeira.
-
Mova tudo para pasta Defaut menos os arquivos e pastas mencionado abaixo.
browser.js
CertificateRevocation
Crash Reports
default_partner_content.json
GraphiteDawnCache
GrShaderCache
Local State
MediaFoundationWidevineCdm
MEIPreload
opera_shutdown_ms.txt
Lembrando que o opera não pode estar em uso.
https://forums.opera.com/topic/65555/introducing-opera-102/32
A perda de dados provavelmente se deve às alterações no layout da pasta de perfil feitas para melhor corresponder ao Chromium (que oferece suporte a vários perfis). No caminho do perfil ("C:\Users\yourusername\AppData\Roaming\Opera Software\Opera Stable", agora há uma pasta "Default" (para o perfil padrão) onde arquivos e pastas específicos de um perfil (como "Preferences" , "Favoritos", "Dados de login" etc.) vão. Coisas que são para todos os perfis, como os seguintes arquivos e pastas:
browser.js
CertificateRevocation
Crash Reports
default_partner_content.json
GraphiteDawnCache
GrShaderCache
Local State
MediaFoundationWidevineCdm
MEIPreload
opera_shutdown_ms.txt
partner_speeddials.json
Safe Browsing
SafetyTips
ShaderCache
siteprefs.json
WidevineCdm, fique na raiz do caminho do perfil e não vá na pasta "Padrão".
Essa mudança já existe no Opera Developer e no Opera Beta há algum tempo. Só agora atingiu a estabilidade.
Quando você começa com um novo perfil, tudo fica bem. Quando você atualiza de uma versão sem essa alteração no layout do perfil para uma versão com ela, o Opera copia os arquivos específicos do perfil para a pasta "Padrão". Porém, para garantir, o Opera deixa para trás as cópias originais na raiz do caminho do perfil. Portanto, você terá duplicatas inúteis para alguns arquivos e pastas na raiz do caminho do perfil. No entanto, como alguns de vocês viram, essas duplicatas antigas são úteis se você precisar fazer o downgrade para uma versão sem alterar o layout. Caso contrário, você poderá remover essas duplicatas se a atualização correr bem.
Dito isso, atualizar o perfil para o novo layout parece funcionar bem muitas vezes, mas parece falhar outras vezes, como alguns de vocês notaram. Fazer downgrade e bloquear atualizações é uma solução por enquanto. No entanto, outra solução poderia ser manter o Opera 102 e:
Faça uma cópia da pasta "Opera Stable" para fazer um backup, apenas por precaução.
Exclua tudo na pasta "Padrão".
Mova tudo na raiz da pasta “Opera Stable” que não está na lista acima para a pasta “Default”.
Além disso, em "C:\Users\yourusername\AppData\Local\Opera Software\Opera Stable", certifique-se de que as pastas "cache" e "system cache" foram movidas corretamente para a pasta "Default".
Não estou dizendo que isso seja uma solução, mas pode ser uma solução alternativa para quem sabe o que está fazendo.
partner_speeddials.json
Safe Browsing
SafetyTips
ShaderCache
siteprefs.json
WidevineCdm- Se acho complicado pode seguir as instruções deste link
-
-
wandio last edited by
Segue a arrisca a solução que eu fiz e consegui recuperar meus arquivos, https://forums.opera.com/topic/65654
-
RickArroyo last edited by
@wandio Foi o que fiz também, copiei tudo para a pasta Default.
Aproveitei e exportei os meus favoritos e guardei como backup.
Perdi muito tempo com isso hoje mas agora está tudo certinho.Obrigado por postar e espero que ajude outros usuários