Opera Mail
-
Deleted User last edited by
Estamos com o mesmo sistema operacional, talvez diferente no "modelo" (o meu é pro sp1), e nada do que acontece com o seu Opera Mail acontece aqui. O que será que está diferente entre nós?
2-) Configuro para enviar em HTML, mas inváriavelmente, ao se religar o PC, ele perde essa configuração.
Permita-me perguntar-lhe: você chegou a experimentar o que sugeri acima? Isto é:
Ir em Ferramentas, contas de e-mails, selecionar a conta, clicar em editar, guia "enviando", e numa caixa de opções habilitar "Preferir formatação HTML" . Não deixe de clicar em OK e, em seguida, fechar.
Chegou, também, a experimentar Ferramentas > Preferências > guia geral e aí habilitar "Cliente de
e-mail padrão" ? Isto aqui feito permite que o Windows reconheça imediatamente o Opera mail como gerenciador de mailto e ele gera um e-mail para resposta imediatamente.Boa sorte e parabéns pelo seu empenho.
Em tempo - um acréscimo: A indicação que o LeoCG lhe deu vai conduzi-lo ao burnout426, que me foi referido por um caro amigo do extinto My Opera como um "papa" do Opera Mail. Tenho esperanças nesta indicação.
-
Bobagens? A mim incomodam bastante e, a meu ver, não seriam coisas tão dificeis de se corrigir.
Perdão, não falei nem pensei sequer que seriam bobagens.
Mas você há de convir que, ambos nós dois, com o mesmo sistema, num tudo está funcionando, noutro, não está, o problema não são deficiências ou falhas no cliente de e-mail.
Algo em suas configurações/disposições, talvez nos outros programas com as mesmas funções interferindo, no seu sistema, enfim, outras coisas prejudicando, não defeitos no Opera Mail. Concorda? -
Acho que andam mexendo no Opera Mail, sim, porém igual a mineiro: trabalhando em silêncio.
Hoje, pela primeira vez, tendo recebido um e-mail sem formatação, ao clicar na ferramenta responder, apresentou-se um e-mail sem opções de responder em HTML. Coisa que não acontecia até a última vez em que respondi um e-mail não formatado. Mesmo nesse caso, me dava a opção de responder formatado.
Deve ser disso que o bemhumorado está-se queixando. -
Quando se vai editar uma conta constante no Opera Mail (não é mais M2?), na guia servidores, caixa autenticação, temos automático, AUTH CRAM-MDS, AUTH LOGIN, AUTH PLAN, nenhum. Apesar de ter montado um tutorial sobre o gerenciador, nunca fiquei sabendo o que seria isso e como funcionaria.
Se se configura a conta para IMAP, na guia IMAP, há um item com um quadro a preencher, intitulado "Caminho para pasta raiz IMAP". Neste também eu bóio (pus acento pois alguém pode ler como bôio e dificultar a compreensão).
Com a palavra os mestres, quase querendo dizer LeoCG.(Off topic: acabo de me logar. Já é madrugada e vou dormir feliz. A norueguesinha felicita as vistas da gente. Mas, de minha parte, como não poderia deixar de ser, é um encantamento terno, nada além disso) :love:
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
Quando se vai editar uma conta constante no Opera Mail (não é mais M2?), na guia servidores, caixa autenticação, temos automático, AUTH CRAM-MDS, AUTH LOGIN, AUTH PLAN, nenhum. Apesar de ter montado um tutorial sobre o gerenciador, nunca fiquei sabendo o que seria isso e como funcionaria.
Pode continuar chamando de M2, eu acho.
Esses são os tipos de autenticação suportadas pelo programa e que são usadas ao fazer o login no servidor. A opção "automático" vai testando uma a uma até acertar, as demais usam apenas aquele tipo selecionado.
Se se configura a conta para IMAP, na guia IMAP, há um item com um quadro a preencher, intitulado "Caminho para pasta raiz IMAP". Neste também eu bóio (pus acento pois alguém pode ler como bôio e dificultar a compreensão).
Isso aí só é usado se o servidor exigir tal informação, o que é algo bem raro.
-
As minhas perguntas precedentes foram despertadas por o Bol ter implantado com exclusividade o servidor Imap. Nunca trabalhei com esse servidor. Meu uso de e-mail é predominantemente camarada, o pop era uma verdadeira maravilha.
Configurado para o Opera Mail, começaram os incômodos. O principal é que no Bol não há meio de ele decorar a senha, toda hora vem mensagem de falha na autenticação. Toda hora tem que repetir a senha e, às vezes, reordenar as pastas Imap. Parece que o Opera Mail não trabalha muito nos conformes com o Bol Imap. Com o Bol Pop eu era feliz e não sabia. Ou melhor, sabia, mas não sabia o tanto que tinha de saber! Ô dó!
Antes que me esqueça, grato, Leo.
-
Sim, tentei, várias vezes. O servidor Imap, de entrada, é autenticado usando SSL nas recomendações do Bol. O Opera Mail designa TLS, sem opção de marcar SSL. O de saída, smtps, na porta em que está designado, não exige protocolo de segurança.
Como o Bol não tem instruções específicas para meu gerenciador, dou uma espiada nos mais próximos dele, o outlook express e o micorosoft outlook 2007. Notei que eles trazem nas duas janelinhas tipo ficha em que se habilita o endereço de e-mail a opção de guardar senha e o Bol instrui para marcar neste passo para guardar a senha. O Opera Mail não tem esta opção nas "fichas de inscrição", apenas já vem com "automático" como padrão para a senha, o que me deixa dúvidas se corresponderia ao requisito.
O Opera Mail só tem esta designação de guardar senha para ser habilitada ou não, a partir das "fichas" de edição.
O que começo a perceber é que o que não funciona, exigindo digitação de usarname e senha, seria a sincronização, pois isto está sendo pedido após a entrega dos e-mails a mim enviados. Vou fazer isso somente uma vez por dia. E já dá para torrar a paciência. Obrigado, mais uma vez. -
O de saída, smtps, na porta em que está designado, não exige protocolo de segurança.
Mesmo assim, utilize-o.
O Opera Mail só tem esta designação de guardar senha para ser habilitada ou não, a partir das "fichas" de edição.
Se me lembro direito, o Opera Mail salva a senha por padrão.
O que começo a perceber é que o que não funciona, exigindo digitação de usarname e senha, seria a sincronização, pois isto está sendo pedido após a entrega dos e-mails a mim enviados.
Então você diz que está recebendo os emails e, depois disso, é que o programa pede a senha? Estranho isso.
Quando isso acxontecer tente (re)digitar tanto o usuário quanto a senha.
-
Se me lembro direito, o Opera Mail salva a senha por padrão.
Sim, no que estou chamando de fichas de inscrição, o opera mail apenas exibe o campo para preenchimento da senha. A partir do primeiro e-mail que chega, pode-se notar, na edição, guia servidores, que está designado "automático". Se a gente experimenta alguma das outras designações, a expressão "automático" não mais volta, assim nomeada. As mais próximas que ficam disponíveis são: "automático (Texto simples)", "Texto simples" e "Nenhum", afora aqueles nomes esdrúxulos que escrevi na penúltima postagem anterior.
Vou remover os dois e-mails e começar tudo da estaca zero. O ótimo salvamento em .mbs me permite recuperar em minutos os e-mails que serão apagados. Outra desvantagem do Imap é que ele volta tudo para a pasta auto gerada, denominada importados, permitindo, porém, que você as possa retornar com a separação de recebidas e enviadas. Com o protocolo Pop, você voltava tudo para as respectivas contas, e ainda com a possibilidade de voltar tudo dentro das respectivas "pastas" (ainda me lembro de que você fazia questão de que não fossem designadas pela palavra pastas ) recebidas e enviadas.
Daqui a pouco, retorno com as outras respostas.
-
Mesmo assim, utilize-o.
Acho que não há necessidade. E pode ser até contraindicado. As instruções do Bol são muito claras e bem-feitas. Neste Servidor (outgoing), você só marcará protocolo de segurança se indicar a porta 465. Usando a que é recomendada com maior ênfase, 587, não se habilita protocolo de segurança. Tanto mais que o Opera Mail usa TLS, ao invés de SSL.
Com a desabilitação das contas que pretendo fazer, vou experimentar, no retorno, só marcar o protocolo de segurança quando da edição, guia servidores. Na "ficha de inscrição" não vou corrigir nomes dos servidores (por exemplo, o imap lá é imap.bol.com.br e o smtp é smtps.bol.com.br.) Vou deixar como a "ficha de inscrição" do Opera Mail designa, "mail.bol.com.br" tanto para o de entrada quanto para o de saída. Vamos ver que bicho que dá.
Então você diz que está recebendo os emails e, depois disso, é que o programa pede a senha?
Estranho isso.Quando isso acxontecer tente (re)digitar tanto o usuário quanto a senha.
Agora é que estou percebendo isso. É o que mais tenho feito, redigitar username e senha, daí o meu desgaste.
Nem sempre é a senha que estão pedindo, às vezes é a reconfiguração das pastas imap que se embola, ou some. Uma coisa que começo a reparar é que quando na conta não há e-mail a baixar para aquela conta, ela não aceita a sincronização e haje redigitação de user e senha, até se descobrir que é inútil.
Come back, pop, please, tears are scrolling from my eyes! ;_;
-
Vou remover os dois e-mails e começar tudo da estaca zero. O ótimo salvamento em .mbs me permite recuperar em minutos os e-mails que serão apagados. Outra desvantagem do Imap é que ele volta tudo para a pasta auto gerada, denominada importados, permitindo, porém, que você as possa retornar com a separação de recebidas e enviadas.
Não acho que exista a necessidade de remover as contas.
No caso de imap, a menos que vocë tenha apagado as mensagens, elas serão baixadas novamente quando a conta for recriada no Opera.
-
É o que mais tenho feito, redigitar username e senha, daí o meu desgaste
Quando aparece a "janela" pedindo a senha, qual o servidor informado?
Nem sempre é a senha que estão pedindo, às vezes é a reconfiguração das pastas imap que se embola, ou some.
Como assim?
-
Nunca me esquecendo de agradecer. O que está ocorrendo é que a mudança para o Imap, quando o Pop me servia tão bem e costumeiramente, me conturbou. Acredito que em contas que tratem de assuntos mais significativos, que envolvam predominantemente negócios e correlatos, o Imap possa ser mais recomendável. Não é o meu caso, meus assuntos são de predominância pessoal, intimista, recreativa, com uns gatos pingados de responsabilidade e envolvimentos de responsabilidade. Por isso, nunca habilitei Imap. O Pop estava na medida.
Vou dar mais uns dias para tentar me assenhorear melhor da modalidade. Estas perguntas que você me fez acima, deverei responder mais para frente.
Mas, removi e reintegrei as contas, estou dando tiro pra tudo quanto é lado. Vamos ver como se comporta.
-
Bem, como é a primeira vez que lido com Imap, conto com o mestre para me dar melhor noção.
Com o Pop no Opera mail, bastava eu configurar uma conta, e com certo esmero na edição do programa, conseguia um fluxo de envios e recebimentos contínuo, com raros empecilhos, uma raridade ser pedida confirmação de senhas e nomes de usuários, para confirmar o login.Achei que a principal diferença seria a sincronização e a correspondência entre mensagens remanescentes/removidas do programa que passam a ficar integradaas entre o servidor de e-mails e o programa. Mais, a nomenclatura das pastas (perdoe-me, Leo) ser em inglês, nas contas ativadas no programa, mas o Opera Mail, na visualização Todas as mensagens faz o favor de traduzir.
Estes pedidos de confirmação de login, de senha, de ajustamento das pastas, tão constantes, é normal, seria coisa do início depois se ajusta, ou é uma anormalidade o que está ocorrendo comigo?
As contas Imap acaso chegam a funcionar com a regularidade e fluência que descrevi nas contas Pop com o Opera Mail, ou, usualmente, há algumas características diferentes?
-
Bem, como é a primeira vez que lido com Imap, conto com o mestre para me dar melhor noção.
Com o Pop no Opera mail, bastava eu configurar uma conta, e com certo esmero na edição do programa, conseguia um fluxo de envios e recebimentos contínuo, com raros empecilhos, uma raridade ser pedida confirmação de senhas e nomes de usuários, para confirmar o login.Não deveria ser diferente com imap. Aqui eram ao menos três contas imap e o Opera Mail raramente pedia a senha. Quando acontecia era quase certo ser algum problema no servidor, bastava aguardar que tudo voltava ao normal.
Quando aparecer novamente esse pedido de senha, verifique qual dos servidores está fazendo o pedido.
Achei que a principal diferença seria a sincronização e a correspondência entre mensagens remanescentes/removidas do programa que passam a ficar integradaas entre o servidor de e-mails e o programa. Mais, a nomenclatura das pastas (perdoe-me, Leo) ser em inglês, nas contas ativadas no programa, mas o Opera Mail, na visualização Todas as mensagens faz o favor de traduzir.
Você fala do que exatamente? Se as pastas imap estão aparecendo em inglês é por estarem assim nomeadas no servidor.
Estes pedidos de confirmação de login, de senha, de ajustamento das pastas, tão constantes, é normal, seria coisa do início depois se ajusta, ou é uma anormalidade o que está ocorrendo comigo?
Não tem nada normal nisso. Ou tem alguma configuração que não está bem ajustada ou o servidor imap do BOL está mal configurado.
As contas Imap acaso chegam a funcionar com a regularidade e fluência que descrevi nas contas Pop com o Opera Mail, ou, usualmente, há algumas características diferentes?
Imap é bem superior ao Pop. Com relação a funcionamento, deveria ser até melhor.
Como está configurado o intervalo para verificação de mensagens? Já tentou alterar o valor?
-
Não deveria ser diferente com imap.
Então, por aí, já sei que está irregular. Vou me concentrar numa solução. Necessito, porém, de mais tempo de uso e observação para tentar entender melhor.
Você fala do que exatamente?
Não foi queixa. Estava apenas comentando as diferenças.
Não tem nada normal nisso. Ou tem alguma configuração que não está bem ajustada
Mais um aspecto que fico sabendo que não está normal. Já vou tomando pé da situação. Dificilmente seria mau ajuste de configuração da minha parte, todas as que fiz anteriormente, em todos os tempos, com o Opera Mail e com outros programas.
estiveram (as que não estou usando mais) e estão (as atuais) perfeitamente ajustadas.ou o servidor imap do BOL está mal configurado.
Se com isso você quer significar que os digamos "parâmetros" do Bol não se adequam aos do Opera Mail e/ou vice-versa, no que se refere à adoção do Imap, digo que aí está minha mais forte suspeita. Entretanto, esses parâmetros, com o Pop, eram mamão com mel.
Imap é bem superior ao Pop. Com relação a funcionamento, deveria ser até melhor.
É o que eu supunha. Mas, com relação a implantação e configuração para o gerenciador é mais trabalhoso e bem mais enjoado. Como, na prática, para a conjuntura constituída por mim, Opera Mail e Bol não está funcionando assim, terei que observar melhor e ver se reúno condições de corrigir.
Quando aparecer novamente esse pedido de senha, verifique qual dos servidores está fazendo o pedido.
Se bem entendi, você quer saber se é o imap ou o smtps. É o Imap. Se não é isso que está indagando, por favor, "let me know", conforme dizem os anglófonos.
Como está configurado o intervalo para verificação de mensagens? Já tentou alterar o valor?
Sempre configuro para 50 minutos em todas as contas.
Pelo forte empenho e interesse, nunca é demais eu repetir meus agradecimentos.
-
Então você diz que está recebendo os emails e, depois disso, é que o programa pede a senha? Estranho isso.
Quando isso acxontecer tente (re)digitar tanto o usuário quanto a senha.É um aspecto que estou observando com maior acuidade, já vi que tenho que ter trabalho mesmo.
No que impaciente e irritadamente pude perceber, quando vêm esses pedidos de falha na autenticação, as minhas contas no painel á esquerda, ficam acrescentadas de um ícone, um triângulo amarelo com um ponto de exclamação, á frente delas. Um clique direito nesses triângulos me dá quatro (acho) opções de ação, uma delas "pastas imap". Nesta, vou lá ver e as pastas que eu designei na guia imap > pastas, não estão confirmadas e aparecem as opções sent, inbox, trash, deleted etc. Mas, isto eu tenho esperanças de que com o tempo se ajuste e pare de me torrar o s***.
Pode parecer estranho, mas, depois que me entrega os e-mails, pede confirmação da autenticação (tente novamente), daí eu supor que seja para a sincronização. Porém, menos mal, agora percebi que se eu não redigitar nem username nem senha e clicar no tente novamente ele acata e procede ao que lá tenha que proceder, seja lá o que isto seja. Sei que procede pela barra de status, que sinaliza a ação.
-
ou o servidor imap do BOL está mal configurado.
Se com isso você quer significar que os digamos "parâmetros" do Bol não se adequam aos do Opera Mail e/ou vice-versa, no que se refere à adoção do Imap, digo que aí está minha mais forte suspeita. Entretanto, esses parâmetros, com o Pop, eram mamão com mel.
Imaginei mais algum problema na implementação do imap pelo BOL, já que me pareceu ser uma mudança recente.
Mas, com relação a implantação e configuração para o gerenciador é mais trabalhoso e bem mais enjoado.
Bom, aqui quase sempre era entrar com as configurações das contas e pronto.
Se bem entendi, você quer saber se é o imap ou o smtps. É o Imap.
Era isso mesmo que eu queria saber.
Como usuário você coloca apenas o login ou o endereço de email completo? Se for só o login, experimente colocar o email completo.
Sempre configuro para 50 minutos em todas as contas.
Hmm, experimente baixar para uns 30.
Um clique direito nesses triângulos me dá quatro (acho) opções de ação, uma delas "pastas imap". Nesta, vou lá ver e as pastas que eu designei na guia imap > pastas, não estão confirmadas e aparecem as opções sent, inbox, trash, deleted etc. Mas, isto eu tenho esperanças de que com o tempo se ajuste e pare de me torrar o s***.
Experimente fazer isso quando a conexão com o servidor estiver OK.
Pode parecer estranho, mas, depois que me entrega os e-mails, pede confirmação da autenticação
Isso realmente é estranho pois, se fosse para acusar erro, deveria ser antes de baixar as mensagens.
-
Tá melhorando, parece, parece... Parece-me que vislumbrei (corre muito rápido, quase não dá tempo para ler o que é feito e que a barra de status revela) a palavra sincronização, quando se clica no pedido de confirmação, em tente outra vez...
Acabei de ver agora, a palavra é "sincronizando"...Daí eu adivinhei porque pedia a confirmação, depois de entregar os e-mails, é para sincronizar...Mas, se se confirmar, vem aí penitência... da minha parte... não sei se terei coragem de cumprir essa penitência, de revelar essa penitência... como dizia o Lamarca: "shame on you"...