Opera consumindo memória RAM sem motivo.
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
@thiagozichtl Digamos que não seria algo incomum esse consumo.
Processo de GPU usa muita RAM mesmo, inclusive no Chrome.
Como consumo das (mesmas) páginas abertas em ambos é bem similar, tudo leva a crer que o consumo extra seja decorrente de recursos do Opera, extensões, etc.
-
sambl last edited by
@leocg Exatamente como thiago disse, uso algumas coisas um pouco mas pesadas, onde chega até 700mb, e uso 2 extensões e ao crhome com 5 extensões com o mesmo numero e mesmo site abertos acontece 300mb já usei o cleaner e nada e agora mesmo meu notebook está quente, já olhei o gerenciador e a unica coisa sugando mb absurdo é o opera! Se isso não melhorar irei trocar pelo crhome onde o desempenho é 10x melhor.
-
zab1maru last edited by
@thiagozichtl Todos computado que usei ate hoje OperaGX gasta menos memoria, esquentar menos que outros navegadores, se possível compare os navegadores com operaGX.
Já fiz teste com computadores top de linha e computadores com péssimo desempenho opera ganho ainda com uma diferença de 50% melhor pelo menos contra o Chrome mais e bem obvio que certo sites gaste mais memoria que outros. -
oldjokka last edited by
Re: Opera consumindo memória RAM sem motivo.
@leocg Estranha esta sua resposta que um consumo entre 500M e 700M de RAM seja aceitável.
Estranho também não serem oferecidas pelo Moderador nenhuma alternativas de configuração ou sugestão qualquer para minorar este problema.
Será que o Moderador é fã dos demais browsers e está deixando de cumprir sua função em ajudar a corrigir este problema no Opera?
Afinal, eu uso uma máquina bem razoável (i7, 8Gb RAM, Placa de vídeo 2M) e não estou nada contente com estas alterações de uso de memória RAM do Opera, pois há pouco tempo não era assim e não tenho extensões instaladas.
@leocg Aguardo suas sugestões em favor dos usuários que ainda acreditam no Opera. Porém, se é para manter este consumo de RAM, voltarei ao Chrome, pois, ao menos lá estarei dentro da normalidade e com o desempenho conhecido de maior efetividade.
-
@oldjokka Sim, em 2022 no século XXI é perfeitamente aceitável tal consumo de RAM. É por isso que computadores minimamente decentes possuem ao menos 8 GB de RAM e seria um desperdício ver cerca de 7/8 dessa memória sendo desperdiçada.
A não ser que esteja ocorrendo alguma degradação de performance, as pessoas não devem se preocupar com consumo de RAM, de qualquer aplicativo que seja.
Moderadores são usuários como outros quaisquer e não possuem solução para tudo.
-
zwvictor0 last edited by
O opera gx realmente consome muita memoria ram, se você quer um navegador para deixar em 2° plano enquanto você joga ou faz algo, vai de Chrome que ele consome bem menos CPU e RAM que o GX
Alias odiei usar o GX por abrir uma unica aba do instagram e ele consumir 2k de ram, enquanto no Chrome ele pega menos de 200mb
Se tu tem um pc da nasa ou um igual o meu e quer saber um navegador que consuma muita pouca ram, Chrome é o melhor e você ainda pode ajustar ele para consumir menos memoria ainda
-
zab1maru last edited by zab1maru
@zwvictor0 O meu operagx fechado nao consome nada ja chrome consome e muito principalmente pela máquina ser fraca.
Processador Intel Duol
Ram 4gb
Outra máquina
Processador ryzer 5 2500U
Ram 8gb
SSD M.2 500gb -
jiyaru last edited by
O meu está acontecendo a mesma coisa, o que é muito esquisito, fui procurar no gerenciador, e dá consumo "muito alto", usando duas abas (uma assistindo num streaming e outra de email), 49 processamentos. E na hora que estou assistindo, ele simplesmente para de funcionar (a aba que estava assistindo), alegando que não tem memória suficiente para rodar. Sendo que eu tenho 16 de Ram neste pc, as únicas coisas abertas são discord e o opera. Isso vem acontecendo desde ontem, porque nas outras semanas, estava assistindo com total normalidade, o que será que o Opera está fazendo para consumir tanta ram e não conseguir rodar um simples vídeo em streaming que nem está em qualidade alta??
Isso só me lembra do caso do Utorrent que ficava minerando em segundo plano, muito esquisito isso acontecer. -
offrian last edited by
@jiyaru o meu ficou da mesma maneira com o streaming do star play, testei em um notebook com 8 gb de ram e está normal utilizando 300 mb, no meu pc com 16 GB está consumindo 5 gb só com o streaming aberto e rodando, está totalmente descontrolado, se souber como resolver me avisa, não gostaria de migrar de navegador…
-
ShiiroOf last edited by
@thiagozichtl ja que ja faz um tempo não sei se você ja resolveu isso ou trocou de navegador! mas caso ainda tenha a duvida: Basta excluir e desativar as suas extensões que não use, ja teve vezes onde no meu caso ja tive 40 processos ativos e chegou ate a crashar o opera as vezes, depois de desativar minhas extensões(que não usava) melhorou bastante!
-
lilliwa0 last edited by leocg
Estou com o mesmo problema! abrindo duas abas o gerenciador de tarefas mostra que o operagx tem 19 abas abertas(???) e está consumindo muito, o recorde até agora foi de 1gb 500mb de memória, e isso é considerávelmente bastante.
Os controladores do navegador dizem ao contrário, que está tendo um consumo baixo, o meu computador é razoável, mas com o opera consumindo tanto fica difícil. -
@lilliwa0 O gerenciador de tarefas do Windows não diz quantas abas estão abertas, ele provavelmente nem sabe, mas o números de processos sendo executados. E sendo o Chromium multi-processo, é normal ter diversos processos rolando ao mesmo tempo.
Menu > Desenvolvedor > Gerenciador de Tarefas ou Shift + Esc para ver a lista desses processos.
-
petegurs last edited by
Querem economia de ram? Migrem para o Edge. As janelas abertas com os exatos mesmos sites e o consumo de ram de ambas. Tirem suas próprias conclusões.
P. S: No momento do print não foi mostrado, mas na hora em que abri o opera GX na mesma aba, o consumo de ram foi para quase 1GB.
-
samuelbravocomopera last edited by
@sambl said in Opera consumindo memória RAM sem motivo.:
@leocg Exatamente como thiago disse, uso algumas coisas um pouco mas pesadas, onde chega até 700mb, e uso 2 extensões e ao crhome com 5 extensões com o mesmo numero e mesmo site abertos acontece 300mb já usei o cleaner e nada e agora mesmo meu notebook está quente, já olhei o gerenciador e a unica coisa sugando mb absurdo é o opera! Se isso não melhorar irei trocar pelo crhome onde o desempenho é 10x melhor.
Excelente decisão...troicar o opera por qq outro até o famigerado vivaldi consome menos da ram. Eu voltei a usar o fox e o edge e tá bem melhor o pc.