Profundamente decepcionado com a OPERA pelo abandono da Engine Presto (Opera 12).
-
DarthMordred last edited by
Referia-me a funcionalidades diretamente relacionadas ao "motor", embora não exclusivamente estas.
Um exemplo é a aceleração por hardware. Podemos citar tb o suporte a APIs, novos protocolos, etc.Peraí, deixa eu ver se entendi: Você está dizendo que motor PRESTO é velho demais tecnologicamente para tornar o seu desenvolvimento sustentável para a OPERA?
Sim, e foi exatamente por isso que eu disse que o Opera sempre teve problemas de compatibilidade com vários sites. E após anos tentando "convencer" os autores de sites a seguirem os padrões, o povo da Opera Software viu que não adiantava ficar "dando murro em ponta de faca" e começarem a adaptar o browser para trabalhar melhor com códigos "sujos".
Mas ai não é culpa do navegador, e sim dos mal desenvolvedores. Eu nunca culpei o navegador por isso, pelo contrário, sempre elogiei essa postura.
Muito disseo se deve às gambiarras criadas, como browser.js e override_downloded.ini. Se você desabilitar o browser.js, muitos sites passarão a não funcionar corretamente.
No Opera Blink esse arquivo é dez vezes menor.Pode falar mais dessas gambiarras?
Caso esteja usando o Opera Blink, use a opção de "coloar como texto plano" (ou algo assim).
Opera Presto até a sua morte rs
Não dá, eu amo essa engine, não a troco por nenhum outra. Ainda mais que vi que você divulgou a 12.17, só alegrias. hehe -
leocg Moderator Volunteer last edited by
Peraí, deixa eu ver se entendi: Você está dizendo que motor PRESTO é velho demais tecnologicamente para tornar o seu desenvolvimento sustentável para a OPERA?
Não exatamente velho, mas o fato é que o Presto estava bastante atrasado em relação a outros motores. Em vez de elaborar e implementar novos recursos no Opera, os desenvolvedores tinham de ficar correndo atrás de adicionar ao Presto recursos que outros motores já haviam incorporado.
Mas ai não é culpa do navegador, e sim dos mal desenvolvedores.
Em parte sim, mas o Opera tb tinha sua parcela de culpa.
Pode falar mais dessas gambiarras?
Para solucionar alguns dos problemas de incompatibilidade com certos sites, o Opera usava dois arquivos: override_downloaded.ini e browser.js.
O override_downloaded alterava as preferências dos sites problemáticos fazendo o Opera se identificar como outro navegador. Isso ajudava a evitar problemas com sites que faziam browser sniffing.
Já o browser.js altera o código da página e serve para tentar arrumar incompatibilidades um pouco mais complexas. O problema é que muitas vezes a gambiarra acaba causando outros problemas.
-
Peraí, deixa eu ver se entendi: Você está dizendo que motor PRESTO é velho demais tecnologicamente para tornar o seu desenvolvimento sustentável para a OPERA?
Não exatamente velho, mas o fato é que o Presto estava bastante atrasado em relação a outros motores. Em vez de elaborar e implementar novos recursos no Opera, os desenvolvedores tinham de ficar correndo atrás de adicionar ao Presto recursos que outros motores já haviam incorporado.
Mas ai não é culpa do navegador, e sim dos mal desenvolvedores.
Em parte sim, mas o Opera tb tinha sua parcela de culpa.
Pode falar mais dessas gambiarras?
Para solucionar alguns dos problemas de incompatibilidade com certos sites, o Opera usava dois arquivos: override_downloaded.ini e browser.js.
O override_downloaded alterava as preferências dos sites problemáticos fazendo o Opera se identificar como outro navegador. Isso ajudava a evitar problemas com sites que faziam browser sniffing.
Já o browser.js altera o código da página e serve para tentar arrumar incompatibilidades um pouco mais complexas. O problema é que muitas vezes a gambiarra acaba causando outros problemas.
http://www.opera.com/docs/browserjs/- Atrasado em que sentido? O que o Presto não tem, que o Blink tem, e que faz tanta diferença?
- Qual era a parcela de culpa do Opera?
- Entendi, e ajudou muito. Depois desses dois arquivos, o opera ficou irresistivelmente bom. Seu calcanhar de aquiles foi simplesmente banhado.
-
Atrasado em que sentido? O que o Presto não tem, que o Blink tem, e que faz tanta diferença?
Atrasado no sentido de que recursos já existentes em outros motores ainda não haviam sido implementados no Presto.
Um exemplo são os atributos do html5. No Html5Test o Presto consegue em torno de 390 pontos contra 500 e poucos do Opera Blink.
Qual era a parcela de culpa do Opera?
Isso vai depender um pouco do ponto de vista mas pode ser até de 100%.
O usuário não quer saber se a culpa é do site ou do navegador, ele quer é que a página funcione. Quando o site falha com vários navegadores até é possível alegar que a culpa é do site mas quando so falha com um, isso fica mais complicado.
-
A Former User last edited by
Quando o site falha com vários navegadores até é possível alegar que a culpa é do site mas quando so falha com um, isso fica mais complicado.
Porém perfeitamente possível de explicar (só comentando). -
Quando o site falha com vários navegadores até é possível alegar que a culpa é do site mas quando so falha com um, isso fica mais complicado.
Porém perfeitamente possível de explicar (só comentando).Sim, mas é como ew disse: o usuário médio quer simplesmente ver a página funcionando. Se não funciona em um navegador, ele parte para outro.
-
Entendi. Na sua opinião, qual é a melhor engine mais moderna: Blink, webkit, Gecko ou a trindent? (A Presto ficou claro que não o é)
-
Entendi. Na sua opinião, qual é a melhor engine mais moderna: Blink, webkit, Gecko ou a trindent? (A Presto ficou claro que não o é)
Não saberia dizer. Primeiro por falta de conhecimento técnico e segundo por não utilizar todas elas com a mesma frequência.
Eu chutaria talvez Blink/Webkit (não sei se já estão consideravelmente "separados") seguido de Gecko.
-
Minha felicidade será um dia quando a opera anunciar a Presto 2, ou Presto next, navegador 100% com a cara da Opera. Sempre gostei do Firefox e Opera, e só estou usando blink por causa da Opera, não quero de jeito nenhum abandonar a marca opera antes de dar uma boa chance de me adaptar.
Se em alguns meses não dê certo, voltarei ao Firefox. Mas adianto que estou me adaptando, e curtindo o novo Opera. Só os bugs do youtube tem me deixado inquieto, mas isso definitivamente não é culpa do navegador, e provavelmente da conexão com a internet ou do windows 8.1, já que ocorre com todos os navegadores.
-
minho last edited by
não achei ainda as ferramentas de quote, edição, anexo etc.., neste forum.
pois é, até o fórum ficou tosco e inacabado. Deve ser mais uma das estratégias da chropera software para cortar custos e maximizar lucros fazendo tosquices.
-
A Former User last edited by
@darthmordred
Quote/citação está ali no canto superior direito das postagens, no ícone de aspas!Comparado ao BBCode, Markdown é meio estranho, mas dá pra usar.
O motivo de alguns posts seus ficarem com o tamanho de letra maior é que você está usando sinais de igual um atrás do outro (=====) embaixo do parágrafo. Isso no markdown significa transformar o parágrafo acima em título (elemento h1 em HTML), a sintaxe do h2 é ---- e pra todos os tamnhos deve se usar a quantidade correspondente de ### no início de uma linha.Anexos devem ser enviados pra algum site de terceiros aí o link ou imagem embutida usando markdown pode ser postada aqui. Não é tão diferente de acessar os arquivos da sua conta enviar e copiar o link como no antigo, a diferença é que agora eles não precisam mantem um servidor pra armazenar os arquivos (e toda a manutenção envolvida, mais o custo do antivírus usado pra prevenir arquivos maliciosos no domínio).
Mesmo simples assim eu acho que o fórum atende bem seu propósito.
-
rafaelluik,
O forum é diferente, mas é otimo. Leve, e cumpre o objetivo.Obrigado pelas dicas.Voltando ao assunto 12 x 20+, eu finalmente descontinuei o uso do 12, e resisti a tentação de voltar ao Firefox, e estou usando o 21.
Bem, o que eu sinto uma profunda tristeza?
- Ele não é customizável tanto quanto o presto.
- Ele não tem como básico as funcionalidades do presto.
- E o seu banco de extensões não é melhor que o do Firefox, e pouca coisa melhor que do Opera presto.
- O navegador ainda está muito CHOPERA, agente não se sente ainda usando um OPERA, mas sim um Chrome. Este navegador, ainda não tem o estilo opera de navegar.
Pontos fortes:
- Multi-processo, e quase não dá crash fatal (nunca deu aqui)
- É aceito por qualquer site, coisa que o presto não era. Principalmente bancos.
- Tem algumas funcionalidades excelentes, como barra de favoritos grandes, fixar guia, o speed dial ficou tão bom quanto no presto.
- É compativel com os produtos da google (todas as funcionalidades), como o google drive, como poder upar pastas etc.
Mas a pergunta que fica é: qual é diferença do Chrome para o Opera blink?