Opera e o negócio da China
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
Alguém sabe se a Opera Asa teve/tem algum(uns) software(s) distribuído(s) através de um possível "ramal" (brand) chinês/asiático já há alguns anos atuando nesse mercado
Não, não tem. A Opera mesmo faz a distribuição de seus softwares, o que pode ter são mirrors/sites que também o fazem, assim como acontece no resto do mundo.
-
A Former User last edited by
Existe o Oupeng, que é uma edição especial do Opera Mini para a China feito a partir de uma joint venture entre a Opera e a Telling Telecom (chamada de nHorizon Innovation (Beijing) Software Ltd).
Ele foi lançado há muito tempo e por isso o Leo não deve ter lembrado, eu me lembro que trazia facilidades para os chineses que o Opera Mini da época não era capaz. Por exemplo o Opera Mini só podia ter 9 Speed Dials, já o Oupeng permite muito mais entradas o que é "essencial" para que os chineses pudessem adicionar sites e assim não terem que ficar digitando todos aqueles caracteres complicados no teclado do telefone quando querem acessar sites. Entre outros recursos (notícias locais, cliente de Weibo - o "Twitter" de lá - integrado, ...).
legislações ou costumes fora dos padrões noruegueses
Se eu não me engano a Opera Software é obrigada a ter servidores especiais para Mini ou Turbo pra países que bloqueiam certos sites (China e acho que Paquistão ou algum outro árabe...) senão a conexão do "proxy" permitiria o acesso. É uma coisa que eles não têm escolha, nem a Google escapa disso: ou adere ou sai do país.
É esse o máximo que um governo consegue "mandar" na empresa, rs, eu acho por exemplo que um chinês pode criar uma conta Opera e utilizar a sincronização e esses dados são armazenados/transmitidos na Europa com criptografia e padrões de privacidade noruegueses.
-
Deleted User last edited by admin
Sinceramente, a primeira vista, não vejo com bons olhos essa venda aos Chineses, não por vazamento de dados etc., por isso o Governo Americano é campeão, mas pela ideologia chinesa, essa ideia comunista, de restrição a liberdade e inconstancias nas empresas que adquire.
Este seu ponto-de-vista coincide bem com o de uma postagem que eu tentei traduzir, logo no início Esta postagem, a 1ª tradução de duas e que, particularmente, acho a mais bem estruturada e válida para situar a coisa toda.
-
Deleted User last edited by
Resposta "flag...ada" em andamento. Espero que não se torne "flag...elada".
-
Existe o Oupeng, que é uma edição especial do Opera Mini para a China feito a partir de uma joint venture entre a Opera e a Telling Telecom (chamada de nHorizon Innovation (Beijing) Software Ltd).
Muito grato pela resposta. Isto é uma pergunta que eu fiz, já sabendo que a resposta seria sim. Eu queria apenas confirmar se a Opera teve ou ainda tem. Que pelo menos teve, já eram favas contadas. Isto, porque nada é secreto nem sigiloso. Está escancarado na pesquisa Google que efetuei e que me trouxe, entre as respostas, um tópico datado de 2008, em que se anuncia uma nova versão do "Opera - versão chinesa" e, agora não sei se foi noutro tópico, ou neste mesmo, um comentário de um postante indiano, dizendo que a distribuição desse Opera chinês para a Índia seria muito bem vinda para ele.
Se eu não me engano a Opera Software é obrigada a ter servidores especiais para Mini ou Turbo pra países que bloqueiam certos sites (China e acho que Paquistão ou algum outro árabe...) senão a conexão do "proxy" permitiria o acesso. É uma coisa que eles não têm escolha, nem a Google escapa disso: ou adere ou sai do país.
É outra resposta que eu contava com um sim quase certo. O fato de que a Opera tivesse software(s) sob a regência de outras leis e outros costumes seria natural consequência de ter uma versão conduzida diretamente por uma "joint-venture" com uma firma chinesa. Desde que mantivesse essa legislação e costumes restritos a esse produto da "joint-venture". Que naturalmente foi aplicado, como é óbvio que foi e está sendo.
Isso aumenta a credibilidade do postante posto sob suspeita. O convívio com a Qihoo e provavelmente muitas outras firmas chinesas já é coisa antiga -- e bem antiga mesmo. E esse relacionamento deve ter influenciado ter chegado a proposta chinesa que chegou e que foi aceita, seja intermediada principalmente pela Qihoo, seja por outra.
Que negociações? O que o faz pensar que existiu ou existe alguma negociação?
Eu não consigo imaginar um negócio efetivado sem ser precedido de uma negociação. Até a compra de víveres por uma dona-de-casa sugere uma negociação antes da compra. Para saber se o produto é novo ou já tem mais tempo, quanto custa, se não dá um descontinho.
E mesmo que tenha sido o caso, o que o faz pensar que a Qihoo foi tão proeminente assim?
Principalmente as pesquisas google de datas anteriores a 10 de fevereiro. Foi como interpretei tudo que li a respeito.
-
Eu não consigo imaginar um negócio efetivado sem ser precedido de uma negociação. Até a compra de víveres por uma dona-de-casa sugere uma negociação antes da compra. Para saber se o produto é novo ou já tem mais tempo, quanto custa, se não dá um descontinho.
Ou a dona-de-casa pode simplesmente já saber de antemão sobre a procedência e qualidade do produto, bem como o preço e fazer uma oferta, ficando no aguardo da aceitação ou não da mesma.
E ela, dona-de-casa, ainda pode negociar com o dono dos víveres, mas como fazer com algo que não tem um dono propriamente dito?
Comprar uma S.A. não é como fazer compras no mercado.
Principalmente as pesquisas google de datas anteriores a 10 de fevereiro. Foi como interpretei tudo que li a respeito.
Pesquisas sobre....?
-
Isso aumenta a credibilidade do postante posto sob suspeita. O convívio com a Qihoo e provavelmente muitas outras firmas chinesas já é coisa antiga -- e bem antiga mesmo. E esse relacionamento deve ter influenciado ter chegado a proposta chinesa que chegou e que foi aceita, seja intermediada principalmente pela Qihoo, seja por outra.
A Opera tem pareceria com diversas empresas e existem versões personalizadas de seus produtos espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O fato de existir uma versão modificada de um produto Opera para atender a um publico específico não comprova - e nem desmente - que exista uma convivência antiga da Opera com uma de suas possíveis compradoras e nem que estas já venham negociando há tempos a venda.
-
Ou a dona-de-casa pode simplesmente já saber de antemão sobre a procedência e qualidade do produto, bem como o preço e fazer uma oferta, ficando no aguardo da aceitação ou não da mesma.
Fica no aguardo? De quê? Da resposta à proposta!!! E que é essa proposta se não uma parte da negociação? Se você não aceitar isso, aí eu desisto. :lol:
A única compra sem negociação que me vem à mente é daquelas Coca-Colas que ficam num refrigerador com uma fenda para você pôr uma moedinha e a Coca rolar para a sua mão.
Pesquisas sobre....?
Naturalmente sobre a proposta que acabou se efetivando.
Comprar uma S.A. não é como fazer compras no mercado.
Você, às vezes, não quer largar o osso, não é? E quem é que disse que é?
-
A Opera tem pareceria com diversas empresas e existem versões personalizadas de seus produtos espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O fato de existir uma versão modificada de um produto Opera para atender a um publico específico não comprova - e nem desmente - que exista uma convivência antiga da Opera com uma de suas possíveis compradoras e nem que estas já venham negociando há tempos a venda.
Desisto!
-
Fui enveredando por desdobramentos que acabaram por me afastar do meu propósito inicial ao abrir este assunto: se a venda passar por todos os trâmites por que tem que passar e for "sacramentada", eu ter isso em destaque.
Ocorrido isso, o navegador será retirado do meu sistema.Entretanto, eu ter-me envolvido em alguns desses desdobramentos, não deixou de ser-me útil. Fortificou -- e muito -- essa decisão, justificou-a muito para mim mesmo. Mantê-lo relacionado ao fórum em inglês -- o principal -- julguei muito elucidativo e alargador de ideias.
A partir de agora, pretendo vir aqui apenas para verificar a chegada eventual desse acontecimento.
Envolver-me com os desdobramentos que se apresentaram pode se tornar muito delicado e espinhoso. Não preciso de saber mais disso do que soube até agora.
-
Fica no aguardo? De quê? Da resposta à proposta!!! E que é essa proposta se não uma parte da negociação? Se você não aceitar isso, aí eu desisto.
Sim, não deixa de ser uma negociação. E esta teve seu início naquele momento e não antes.
Naturalmente sobre a proposta que acabou se efetivando.
Tenho curiosidade sobre esses resultados. O que eles mostram exatamente? Digo, no sentido de demonstrar que a Opera já é praticamente chinesa há anos.
Desisto!
Rápido assim?
Bom, eu não acho que o fato da Opera ter lançado uma versão modificada do Mini em parceria com uma empresa chinesa - que parece ser uma operadora de telefonia celular - comprove ou torne mais verossímel o que o cara lá disse.
-
Deleted User last edited by admin
A resposta de um cavalheiro. Em homenagem a isso, ainda volto só esta vezinha. Também em homenagem ao Rafa. E a todos os que percorreram minhas extensíssimas exposições.
Para encontrar certos resultados e não ser levado invariavelmente aos mesmos conteúdos, no Google, tive que ir variando as perguntas. Não foi fácil achar as formulações que, em alguns casos, me deram resultados satisfatórios. E depois de percorrer muitas páginas.
Agora, não mais tenho motivação para repetir as pesquisas nem as aturadas leituras. Já voltei a me focar no que realmente me situa, como disse na postagem anterior.
Alguma coisa que guardei na hora, vou passar a vocês. É pouco material, mas permitam-me limitar a isso. Se houver réplica, perdoem-me, mas não voltarei para treplicar.
Especialmente para @rafaelluik, mas também para o Leo e demais interessados.
A coisa é antiga e parece que a Opera chinesa acompanhava as versões do Presto
Qihoo e Baboo - os dois só rimam nos sons dos nomes
Por último, os dois proscritos (apareceu um outro, para fazer coro). Dizem que o bom julgador por si julga. Nesse critério, tenho que defini-los como seres autênticos e intencionados com a verdade, embora possam estar equivocados. A me diferir do primeiro está apenas que eu nunca cheirei rinocerontes.
Até outra oportunidade, que não espero para breve
-
A coisa é antiga e parece que a Opera chinesa acompanhava as versões do Presto
Tá mas isso é só uma versão do Opera. Ainda feita na Europa, sem envolvimento de qualquer empresa ou entidade chinesa, sem servidor na China...
-
Qihoo e Baboo - os dois só rimam nos sons dos nomes
So um pequeno aparte sobre essa questão: Ok, a Qihoo enviou uma versão diferente daquela que é comercializada para o tal teste e isso é errado. No entanto, eu penso que quem fez o teste também errou ao utilizar produtos enviados pelos próprios "fabricantes" em vez de simplesmente adquiri-los como se fossem usuários comuns.
-
So um pequeno aparte sobre essa questão:
Ai, ai, ai.
Eu já li alguma coisa sobre os relatórios da AV. Tenho a impressão de que ela não pode analisar esses programas sem permissão do fabricante. Quando pemitem, deve ser praxe todas as examinandas enviar os próprios produtos. A Symantec não permite, está fora há vários anos desses exames. Ela deve receber de todos os fabricantes os produtos. Se não, as examinadas poderiam até alegar que o produto examinado foi adulterado, não seria autêntico. E má fé da AV, ou prevenção, porque recebe de todos os fabricantes e o da Qihoo foi obtido à parte?
Não é para botar pitaco, eu realmente penso assim.
-
Uma das razões por que acho que a Qihoo tenha sido porta-voz do consórcio
Segundo o wall street Journal, foi além de porta-voz, liderou
Mas, mas ... fui...
-
Fui... mas voltei... por um brevíssimo momento:
@rafaelluik
Isto de julho de 2007 se refere à mesma joint-venture?
Fui de novo, como um relâmpago que brilha, mas é efêmero. Não perdura.
-
Eu estava a pesquisar sobre essa Qihoo, e eis que encontro isso https://www.360totalsecurity.com/pt/privacy/, esse é um dos produtos dessa empresa. Reparem nas informações pessoais que eles recolhem . Deu um pouco de medo, rsrs.
-
Isto de julho de 2007 se refere à mesma joint-venture?
Isso é mais antigo e não foi feita nenhuma joint venture com a empresa citada, só algum contrato normal mesmo...
A Opera sempre teve várias formas de monetizar o seu navegador. Por exemplo criar versões personalizadas do Mini/Mobile para operadoras ou fabricantes de telefones sendo elas chinesas ou não, ou até mesmo vender o navegador de uma forma completamente nova como foi pra Nintendo usar no Wii e DS(i), Opera para TVs/set-up boxes...