Sincronização dando problemas, nas duas últimas versões estáveis, no Windows 10.
-
Deleted User last edited by
Bem, eu não tenho (muita) vergonha de expor aqui minhas cincadas. Afinal, eu não sou o rei da cocada preta!
Na verdade, só agora me ocorreu pegar a aba dos marcadores, dos speed dials, notícias, guias e histórico. Abrindo a dos marcadores, e clicando ocasionalmente na pasta (ou divisória) dos Importados do Opera Link, apareceu tudinhoooooo! Tudinho que estava há vários séculos no Opera Link. Conservado tal como foi feito ao longo dos séculos em que estão lá.
Tudo o que está acontecendo, de fato me aturde. Esses marcadores já os tinha obtido anteriormente e já no Windows 10, como disse acima, aproveitado apenas alguns deles e eliminando o restante, contava que o Sincronizador já tivesse dentro dos remanejamentos a que procedi.
Mas isso não estava assim. Não houve mudança alguma. E como poderia ter havido, se o o Windows me negava a sincronização, ocasionando o erro no Opera, e me obrigando a me deslogar da sincronização, para o Opera voltar a funcionar?
Tentanto compreender, vem-me o fato de que o Opera não foi instalado no meu atual sistema pelo seu instalador próprio, mas pelo próprio Windows, ao concluir a instalação de seu upgrade do 7 para o 10.
Lembro-me da primeira vez em que, já no 10, tentei sincronizar o Opera, deu-se o problema com que iniciei este tópico. Ao que me lembre, porque o Edge, que já veio configurado como padrão, não aceita extensões e me mandou uma mensagem neste sentido. Agora, o que isso teve a ver com o Opera não sei dizer. Mas, que teve, teve. E foi a partir desse aviso que a sincronização do Opera ficou inoperável (sem trocadilho). De nada adiantou eu remover o Opera e retorná-lo com uma instalação limpa. Provavelmente, o perfil que o Opera captava era o dos arquivos do 7, que convivem com os do 10.
Portanto, essa renomeação da pasta deve realmente resolver todo o problema.
Que vou fazer? Tornar a remanejar todo o calhamaço chegado, eliminando grande parte dele, conservando alguns poucos e
acrescentando os ultimamente aderidos.Vou fazer tudo COM A SINCRONIZAÇÃO DESCONECTADA. Somente quando tiver tudo concluído, vou acionar a sincronização. Aí com grande esperança de que finalmente fique estabelecida a conciliação do meu sistema com o da sincronização.
Geazi, Leo, é isso mesmo? Pergunto, porque não tenho muita ideia de como trabalha a sincronização.
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
Tentanto compreender, vem-me o fato de que o Opera não foi instalado no meu atual sistema pelo seu instalador próprio, mas pelo próprio Windows, ao concluir a instalação de seu upgrade do 7 para o 10.
Na verdade não houve uma instalação dos programas e sim uma cópia dos dados para o novo sistema operacional. Ou seja, salvo algum problema, todas as informações de todos os programas foram copiadas do Windows 7 para o Windows 10.
Lembro-me da primeira vez em que, já no 10, tentei sincronizar o Opera, deu-se o problema com que iniciei este tópico. Ao que me lembre, porque o Edge, que já veio configurado como padrão, não aceita extensões e me mandou uma mensagem neste sentido. Agora, o que isso teve a ver com o Opera não sei dizer. Mas, que teve, teve. E foi a partir desse aviso que a sincronização do Opera ficou inoperável (sem trocadilho).
Não acho que exista uma relação entre as duas coisas.
De nada adiantou eu remover o Opera e retorná-lo com uma instalação limpa. Provavelmente, o perfil que o Opera captava era o dos arquivos do 7, que convivem com os do 10.
Se foi uma instalação limpa então todo e qualquer perfil anterior foi removido ou desativado.
Que vou fazer? Tornar a remanejar todo o calhamaço chegado, eliminando grande parte dele, conservando alguns poucos e
acrescentando os ultimamente aderidos.Eu aproveitaria para começar tudo do zero mesmo, adicionando novamente as páginas conforme a (real) necessidade.
Vou fazer tudo COM A SINCRONIZAÇÃO DESCONECTADA. Somente quando tiver tudo concluído, vou acionar a sincronização. Aí com grande esperança de que finalmente fique estabelecida a conciliação do meu sistema com o da sincronização.
Mas o problema já não foi resolvido?
E acho que não faz muita diferença o fato da sincronização estar ativa ou não, especialmente quando só existe uma instalação.
-
Você havia feito a migração do seus dados no Link para o Sync? Aqui, como não fiz tal migração, não tenha uma pasta de importados do Link.
Tinha tentado fazer. Não sei se ainda no 7, acho que sim. Possivelmente, com o impedimento de sincronizações que o 10 causou, o que estava no Opera Link, transferido ou não para o Sync, conservou todo o velho acervo. Esta mudança de sistema operacional (estou há 11 dias com o 10), me tirou a pouca noção que eu pudesse ter a esse respeito. Ainda mais, na situação indefinida em que estou, no período de experimentação, mas não ainda de adesão definitiva ao Windows 10. E não sei a quantas anda esse convívio dos arquivos/programas do 7 e do 10.
-
Não acho que exista uma relação entre as duas coisas.
Alguma coisa mirabolante pode ter havido. Por quê a sincronização estava sendo impedida com mensagem dizendo que removera todas as extensões? O que haveria de relação entre as extensões e as sincronizações?
-
E o que aconteceu nessa tentativa?
O mesmo que agora: a criação da pasta Importados do Opera Link com diversas subpastas, como eu tinha estabelecido nas versões anteriores do Opera, desde o XP, passando pelo 7.
Quanto ao Speed Dial voltou agora com as configurações atuais, de hoje, o que me faz crer que o problema das sincronizações já esteja resolvido. Penso que se eu remanejar agora as pastas, subpastas, endereços e links que estão nessas importadas do Opera link, reorganizando os marcadores e reorganizando meu speed dial como o quero, com o sync desconectado e só após me logando, tudo ficará conciliado.
-
Por quê a sincronização estava sendo impedida com mensagem dizendo que removera todas as extensões?
Extensões nem mesmo são sincronizadas, portanto uma mensagem do tipo não faria o menor sentido.
O mesmo que agora: a criação da pasta Importados do Opera Link com diversas subpastas, como eu tinha estabelecido nas versões anteriores do Opera, desde o XP, passando pelo 7.
Acho que estamos falando de coisas diferentes.
Eu estou me referindo à migração de dados entre o Link e o Sync que estava disponível online até o último domingo e seria feita uma única vez.Ao que parece você fez a migração e ela funcionou, já que você relata ter uma pasta de importados do Link.
Penso que se eu remanejar agora as pastas, subpastas, endereços e links que estão nessas importadas do Opera link, reorganizando os marcadores e reorganizando meu speed dial como o quero, com o sync desconectado e só após me logando, tudo ficará conciliado.
E se o fizer logado, também.
-
Extensões nem mesmo são sincronizadas, portanto uma mensagem do tipo não faria o menor sentido.
Concordo, tanto que comentei isso logo acima. No entanto, a mensagem estava sendo dada pelo próprio Opera! Por favor, releia a postagem inicial do tópico.
O no que a lógica geral me faz pensar é que há uma diferença de atuações e eventos num sistema adquirido pelo upgrade oferecido pela Microsoft e outro feito através do que também estão chamando de instalação limpa e que é o seu. Isto está comprovado por uma série de postagens no Fórum da Microsoft e, principalmente, no Fórum do Baboo. Atravesse as propagandas iniciais e veja este exemplo.
Assuntos que, infelizmente, tive que percorrer intensivamente, pois esses upgrades estavam longe
de ser instalados com sucesso em grande número de casos. Havia casos e mais casos de insucessos, problemas, etc. A Microsoft ao que me parece foi corrigindo as preparações do sistema 7 (que é o a que me refiro, por ser meu sistema operacional "upgradeado"), mas, seguramente também do 8 e 8.1. O meu upgrade é o único bem-sucedido entre quatro relacionamentos que tenho, particularmente, com o mesmo sistema operacional. 3 voltaram ao 7 e um não conseguiu concluir.Ao que parece você fez a migração e ela funcionou, já que você relata ter uma pasta de importados do Link.
Entendo pouco desse assunto. Não obstante, acho que as fazia certo, eis que em todas as versões do Opera por que passei, nunca fiquei sem quaisquer dos dados que ela abrangia, o que não acontecia com parte dos usuários.
Acredito que a migração tenha sido feita, sim, mas, devido a não estar conseguindo uma atualização junto ao sincronizador (motivo desta postagem) nunca pude nem poderei saber.
E se o fizer logado, também. :-
Agora, com a providencial mudança de nome com que você me instruiu, talvez sim. No entanto, como antes estava (nome anterior do arquivo dos perfis), já tinha feito o que estou fazendo agora e o resultado é que não apenas não funcionou, como me tumultuou tudo.
Gato escaldado tem medo de água fria. Se eu fizer deslogado, tenho quase a certeza de que tudo pode ser resolvido. Logado, pode ser que não. -
Por favor, releia a postagem inicial do tópico.
Já está começando a haver mistura de asduntos.
A nensagem no post inicial aparece porque o Opera desabilita as extensões quando há vuma sequência de crashes, não tem nenhuma relação com a sincronização fira o fato da mesma ser a provável causadora do travamento.
No entanto a mensagem sobre as extensões desabilitadas apareceria qualquer que fosse a origem do problema.
-
A nensagem no post inicial aparece porque o Opera desabilita as extensões quando há vuma sequência de crashes, não tem nenhuma relação com a sincronização fira o fato da mesma ser a provável causadora do travamento.Perdão, não concordo. Só aconteceu (e inúmeras vezes) quando eu me logava no sincronizador, como relatei minuciosamente, também nos tópicos iniciais. O Opera ressurgia e após dar novamente a mesma mensagem fechava. Clicado para voltar, repetia-se a mensagem. Fechava. Chamado de volta... n vezes, como disse no início. Deslogo. Fim do problema. q.e.d.
-
Seja como for, com a sua instrução de renomear a pasta, todos os problemas relativos à sincronização parece que vão desaparecer.
Como não entendo bem (talvez nem mal) da sincronização, quero eliminar do sincronizador todos esses endereços que constituem a pasta dos marcadores denominada "Importados do Opera Link". Meu temor é de que enquanto não remanejo todos os endereços dos marcadores e todos os speed dials, zero toda essa pasta, envio-a para a lixeira, limpo a lixeira, se eu me logar enquanto não feito isso, o sincronizador torna a recompor esses endereços que constituem a pasta e volte a me tumultuar. Sei que você está desgastado com o assunto, peço perdão, mas volto a procurar me aconselhar com você.
-
A nensagem no post inicial aparece porque o Opera desabilita as extensões quando há vuma sequência de crashes, não tem nenhuma relação com a sincronização fira o fato da mesma ser a provável causadora do travamento.Ah, sim, agora a ficha caiu. Só estava acontecendo com a sincronização, mas, poderia acontecer por qualquer outro motivo que desencadeasse um crash.
-
Seja como for, com a sua instrução de renomear a pasta, todos os problemas relativos à sincronização parece que vão desaparecer.
Sim, porque o problema era em alguma configuração ou arquivo do perfil anterior, o qual deixou de existir com o novo perfil.
Meu temor é de que enquanto não remanejo todos os endereços dos marcadores e todos os speed dials, zero toda essa pasta, envio-a para a lixeira, limpo a lixeira, se eu me logar enquanto não feito isso, o sincronizador torna a recompor esses endereços que constituem a pasta e volte a me tumultuar
Aí confesso que não sei bem como a coisa funcionaria, só testando mesmo.
-
Aí confesso que não sei bem como a coisa funcionaria, só testando mesmo.
Pois, agora fiquei sabendo. Remanejei todos os endereços da pasta do Opera Link. Excluí tudo que não quis. Mandei a pasta do Opera Link para a lixeira. Mandei esvaziar a lixeira. Loguei-me no sincronizador. A danada voltou com tudo reintegrado. De lascar!
-
Que acha de eu me logar no sincronizador e configurar para não sincronizar marcadores? Quando estiver com tudo arrumado de novo vou lá e reintegro os marcadores na sincronização.
-
O negócio é ao contrário do que eu estava pensando. Mandaram de volta toda a pasta do Opera Link. Como eu já tinha trabalhado tudo o que eu queria nessa pasta, simplesmente mandei-a toda para a lixeira e apaguei a lixeira. E assim ficou e deve ficar. Leo, desculpe toda a celeuma que eu aprontei. E muito agradecido por tudo. Acho que agora fico conciliado com o sincronizador.
-
As traduções para os dispositivos do navegador, bem como suas instruções de uso, em português, estão bem melhores.
Quando me desconecto do sincronizador vem uma mensagem, "Lembre-se, todos os dados sincronizados com este dispositivo permanecerão neste dispositivo". Como é que devo entender isso? a linguagem está perfeita, o que atrapalha está entre o monitor e a cadeira.
Apesar disso, vamo-nos esforçar! Eu entendo que tudo que eu fizer aqui repercutirá no sincronizador, assim como tudo que eu desfizer. Digamos que eu baixe o Opera para outro computador. Mandando sincronizar, os dados que aqui existem serão adicionados ao outro computador ou equipamento, se algum inimaginável dia eu tiver um celular, ou qualquer coisa da espécie.
E se eu formatar este computador? Haverá uma central de sincronização na Opera Sft que conserva esses dados? E esses dados são disponíveis para nosso conhecimento, como era no Opera Link?