Opera Mail
-
Deleted User last edited by
Então você diz que está recebendo os emails e, depois disso, é que o programa pede a senha? Estranho isso.
Quando isso acxontecer tente (re)digitar tanto o usuário quanto a senha.É um aspecto que estou observando com maior acuidade, já vi que tenho que ter trabalho mesmo.
No que impaciente e irritadamente pude perceber, quando vêm esses pedidos de falha na autenticação, as minhas contas no painel á esquerda, ficam acrescentadas de um ícone, um triângulo amarelo com um ponto de exclamação, á frente delas. Um clique direito nesses triângulos me dá quatro (acho) opções de ação, uma delas "pastas imap". Nesta, vou lá ver e as pastas que eu designei na guia imap > pastas, não estão confirmadas e aparecem as opções sent, inbox, trash, deleted etc. Mas, isto eu tenho esperanças de que com o tempo se ajuste e pare de me torrar o s***.
Pode parecer estranho, mas, depois que me entrega os e-mails, pede confirmação da autenticação (tente novamente), daí eu supor que seja para a sincronização. Porém, menos mal, agora percebi que se eu não redigitar nem username nem senha e clicar no tente novamente ele acata e procede ao que lá tenha que proceder, seja lá o que isto seja. Sei que procede pela barra de status, que sinaliza a ação.
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
ou o servidor imap do BOL está mal configurado.
Se com isso você quer significar que os digamos "parâmetros" do Bol não se adequam aos do Opera Mail e/ou vice-versa, no que se refere à adoção do Imap, digo que aí está minha mais forte suspeita. Entretanto, esses parâmetros, com o Pop, eram mamão com mel.
Imaginei mais algum problema na implementação do imap pelo BOL, já que me pareceu ser uma mudança recente.
Mas, com relação a implantação e configuração para o gerenciador é mais trabalhoso e bem mais enjoado.
Bom, aqui quase sempre era entrar com as configurações das contas e pronto.
Se bem entendi, você quer saber se é o imap ou o smtps. É o Imap.
Era isso mesmo que eu queria saber.
Como usuário você coloca apenas o login ou o endereço de email completo? Se for só o login, experimente colocar o email completo.
Sempre configuro para 50 minutos em todas as contas.
Hmm, experimente baixar para uns 30.
Um clique direito nesses triângulos me dá quatro (acho) opções de ação, uma delas "pastas imap". Nesta, vou lá ver e as pastas que eu designei na guia imap > pastas, não estão confirmadas e aparecem as opções sent, inbox, trash, deleted etc. Mas, isto eu tenho esperanças de que com o tempo se ajuste e pare de me torrar o s***.
Experimente fazer isso quando a conexão com o servidor estiver OK.
Pode parecer estranho, mas, depois que me entrega os e-mails, pede confirmação da autenticação
Isso realmente é estranho pois, se fosse para acusar erro, deveria ser antes de baixar as mensagens.
-
Deleted User last edited by
Tá melhorando, parece, parece... Parece-me que vislumbrei (corre muito rápido, quase não dá tempo para ler o que é feito e que a barra de status revela) a palavra sincronização, quando se clica no pedido de confirmação, em tente outra vez...
Acabei de ver agora, a palavra é "sincronizando"...Daí eu adivinhei porque pedia a confirmação, depois de entregar os e-mails, é para sincronizar...Mas, se se confirmar, vem aí penitência... da minha parte... não sei se terei coragem de cumprir essa penitência, de revelar essa penitência... como dizia o Lamarca: "shame on you"...
-
Deleted User last edited by
No caso de imap, a menos que vocë tenha apagado as mensagens, elas serão baixadas novamente quando a conta for recriada no Opera.
Léo, você levantou a lebre... Vou tomar umas providências, aguardar umas duas ou três sessões, ver se tudo entra nos conformes, e devo voltar aqui impavidamente cumprir a penitência...
Já dá pra sacar onde deve estar o erro, o entrave ao bom funcionamento?
Um suspensezinho incrementa o interesse :devil: -
leocg Moderator Volunteer last edited by
Já dá pra sacar onde deve estar o erro, o entrave ao bom funcionamento?
Infelizmente não e isso de a senha somente vir a ser solicitada após o "download" das mensagens torna tudo mais estranho.
Como estão as suas configurações na aba "entrada" das configurações da conta?
-
Deleted User last edited by
Como estão as suas configurações na aba "entrada" das configurações da conta?
Se estou entrando no caminho certo da correção -- e acho que estou! -- isto pode ser descartado. O que vou ter que fazer demanda um certo tempo e umas sessões de verificação se vai ficar tudo realmente resolvido. Como dizia o Clodovil: me aguarde!
Talvez eu tenha uma explicação para a confirmação da senha ser pedida após a entrega das mensagens. Começa pela sincronização.
Se não estiver, volto a considerar essa sua indicação que citei acima.
-
Deleted User last edited by
Já vou dando umas adiantadas. Se não, você pode ficar muito embatucado com esse negócio de senha após o download. Como você conhece as entranhas disso tudo e eu não, você pode confirmar ou objetar umas hipóteses que vou tecer, vindas principalmente da intuição, a mesma que me concedeu dons proféticos :idea: .
O que começou a me despertar foi eu simplesmente clicar no "tente novamente" (sem preencher nem user nem senha) e a barra de status mostrar que estava sendo executada uma função.
O que isso me despertou? Que a senha já estava "decorada" pelo servidor, do contrário não seria iniciada ação alguma. Também não teriam sido entregues os e-mails a mim destinados. Então, apesar disso tudo estar vindo na "janelinha" "Erro de logon", é apenas uma quadro que engloba outras funções além de erro de senha e de user.
Apesar da rapidez da indicação na barra de status, fui fazendo tantas vezes que consegui ler o que ela estava executando, que aparece rápida, mas claramente: a palavra "sincronizando".
O problema, portanto, não estaria nem nas configurações de logon nem no reconhecimento da senha.
Sim, nas sincronizações.E por quê tantas janelinhas de erro de logon em sequência?
Isto, vou chutar, tempo-limite de entrega e de sincronização. Ultrapassado, e como a sincronização deve estar tão atrapalhada por meus backups retornados, esgota-se esse tempo-limite e não se conserta. Por isso, disse acima, em postagem anterior, que você tinha levantado a lebre.
É nesse conserto que vou entrar para, quase seguramente, resolver o problema.
-
Deleted User last edited by
Sim, é claro, pelo Opera Mail, "bolei as trocas".
Agora, é esperar mais umas sessões para ver se corrigiu, ou vai corrigindo, como está acontecendo. A sincronização já vai consertando tudo, nas minhas pastas do gerenciador. Fez alterações que conciliaram o que está no programa com o que está no Webmail. Depois devo relatar mais extensamente, pois tomou algumas medidas que me puseram um pouco perplexo.
Na guia Servidores, a autenticação ficou "automático (texto simples)" para o Imap, "automático" para o smtp.
-
Deleted User last edited by
É nesse conserto que vou entrar para, quase seguramente, resolver o problema.
Citando-me a mim mesmo. Três toques na madeira para espantar a ziguizira. Hoje, já começaram a não aparecer as mensagens de erro de logon, que, como vimos, não abrange somente isso, mas, também pelo menos, a sincronização. Mais uns diazinhos e, se consolidado, acho que poderei parar de lamentar a substituição do servidor POP.
Um fator importante foi eu ter tomado a iniciativa de saber onde, com o quê e como eu estava. Isto é, situando-me. Se não pudesse ter contado com o empenho e o interesse do Leo, isso não teria sido possível. Nunca é demais repetir os agradecimentos.
Ter ocorrido o que ocorreu, não foi de todo mau. Não deixou de ser desafiador. E a solução do enigma do pedido de logon, após a entrega dos e-mails a mim, que ao menos por agora parece ter ocorrido, gratificante.
Toc, toc, toc. Reforçando.
-
Deleted User last edited by
No decorrer desse episódio, desses problemas que experimentei com a troca do pop pelo imap, e que não sei ainda se inteiramente sanados, quando o Leo aventou a possibilidade de deficiências por parte do Bol no seu sistema do Imap, confesso que estava menos confiante no Opera Mail do que no Webmail. Isto, porque é dito que o gerenciador seria, no momento, um programa cujo desenvolvimento não está sendo cuidado.
Espero que o que exponho a seguir não seja tido por divulgação, pois se trata de gratidão e justiça como posso entender.
Eu já tive e-mails Terra, Hotmail, Gmail e Globo. Afora o myopera, de que nem gosto de lembrar, dada, principalmente, a estima que tive por ele e a mágoa por sua extinção. Atualmente, tenho dois endereços no Bol e um no Yahoo.
Nestes 12 anos de lidar com computadores, o Bol é o melhor webmail entre todos os que usei/uso. É o que atende melhor minhas peculiaridades objetivas e subjetivas. Ele é o que mais me consolará, se os clientes de e-mail entrarem em desuso, e, talvez. eu já esteja enxergando essa estação desde a minha janelinha do trem, em cuja plataforma posso divisar alguns ferrenhos ex-adeptos.
É gratuito, na versão que uso, mas, de uns tempos para cá, tem uma versão paga. E bem merece. Pequenas características menos favoráveis, como, por exemplo, não poder incluir imagens no campo das mensagens. Isso só através de anexos.
Sua ajuda é um show de simplicidade e eficiência. Escrita em termos simples, de uso corrente, evitando, ao máximo, minúcias técnicas, tutoriais simples muito bem formulados e escritos. E possibilidade fácil de contatos, para dúvidas não esclarecidas nas faqs. E que são respondidos.
Seu manuseio é fácil e funcional. É o único que eu saiba que permite justificar o texto na redação do e-mail. Não faz muito alarde nem incomoda com comerciais excessivos, mirabolantes e estressantes. O logoff de suas páginas, não necessariamente manda para aquele escarcéu que são as páginas da Internet. Sugere dois ou três assuntos e nos livra daquele pandemônio que são as páginas iniciais dos sites que alojam e-mails, inclusive a própria página inicial dele.
Por outro lado, seu imap não é tão recente assim. Ele oferecia pop e imap, opcionalmente. Só que recentemente ficou exclusivista do imap.
No fim das contas, estou satisfeito com os desempenhos de um e de outro, webmail e cliente de e-mail.
-
Deleted User last edited by
Mas, com relação a implantação e configuração para o gerenciador é mais trabalhoso e bem mais enjoado.
Bom, aqui quase sempre era entrar com as configurações das contas e pronto.Tudo isso aconteceu num período conturbado, em que eu tinha refeito uma instalação "limpa" do Opera Mail, por causa de uma irregularidade que nada tinha a ver com a mudança de servidor. No meio de backups feitos nos moldes POP, que eu estava reintegrando, aparece a mudança do servidor. Aí, tive que reconfigurar as contas e deve ter acontecido diversas "trombadas" entre um processo e outro.
Antes de seus esclarecimentos e orientações, que eu pedi, cheguei a pensar que a troca de servidores era que estava gerando todo aquele rebu, por isso dizer que é mais trabalhoso e bem mais enjoado.
Naquelas cogitações de procurar o vilão entre o webmail e o Opera Mail, fui percebendo que o vilão era eu mesmo, com minha má expectativa do imap para o meu caso, e com os conflitos que gerei em misturar dois processos, mistura que não foi propositada, mas que fui eu quem desencadeei.
Após seus esclarecimetos e orientações, tomei pé, e pude discernir que fosse em outras circunstâncias, teria trocado os servidores "smoothly".
O Opera Mail corrigiu tudo, e naturalmente levou algum tempo. Que, agora, parece concluído. Felicito-me por estar persistindo em seu uso.
Com isso cumpro minha penitência, fazendo um "mea culpa".
Renovo os agradecimentos a você, por favor, não fique com o saco cheio com tantos agradecimentos. -
Deleted User last edited by
Agora, umas palavrinhas em favor do Opera Mail, além das já escritas em postagens anteriores aqui mesmo neste tópico.
O backup das correspondências, feito em .mbs é excelente, tanto na feitura quanto na recuperação. Funciona muito bem e é extremamente rápido.
Na modalidade pop é melhor do que na Imap, a meu ver, no que diz respeito à volta dos arquivos para o gerenciador.
Esta função do Opera Mail permite backup de uma só correspondência, de uma visualização principal de uma só vez, com todos os e-mails contidos nessas visualizações (recebidas, enviadas), de visualizações secundárias (rótulos, fixas, listas de discussão, tópicos acompanhados...).
A volta com o servidor pop permite a reintegração tal como estava originalmente, nas contas em que estavam.
Já com o imap, tudo voltará aglutinado em todas as mensagens, mas não como estavam originalmente. Estes voltam em contas autogeradas, denominadas "importar", "importar (2)"...O Opera Mail integrado ao navegador era, ainda, melhor, quando se pretendia apenas ler o e-mail salvo no disco rígido sem o importar de volta. O "desintegrado" :lol: não consegue apenas ler: ou se importa de volta, ou se fica a ver navios. Exceto se se chamar o Word (por exemplo) para abrir. No XP vinha direto. No 7, tive que mudar em programas padrão, para instituir o Word.
-
Deleted User last edited by
Refiro-me em reintegrar ao Opera Mail, por meio de importação de arquivos genéricos mbs, os arquivos "em lotes" que tinha exportado do gerenciador para uma pasta no disco rígido, tendo-os, após a exportação, apagado no "M2(?)".
-
Deleted User last edited by
Bem, a gente "garra na cunversa" e, aí... O meu modo de fazer backup dos e-mails era de acordo com minhas manias. Digamos que eu tenha as contas 1 bol, 2 bol e 3 yahoo. Todas POP. Eu criava as pastas com esses nomes no pc. Dentro de cada uma destas pastas, eu criava duas subpastas, recebidas e enviadas. Ia no Opera Mail, ia na conta 1 bol, clique direito em recebidas > exportar > para arquivos mbs genéricos e enfiava na subpasta recebidas de 1bol. Depois, na mesma conta, procedia com as enviadas. E assim, sucessivamente com todas e cada uma por vez. Apagava, conforme a intenção que tivesse no momento, todas as mensagens destas três contas. Se não houvesse necessidade de apagar, eu estivese apenas fazendo, ao meu modo, um backup preventivo, eu as conservava no gerenciador.
No caso de ter apagado, na hora de retornar > importar > e-mail > arquivos mbox genéricos. Ia selecionando uma por uma, a importação me permitia escolher para qual conta. E dentro de cada conta, permitia direcionar para enviadas, que eu escolhia, quando era o caso. E, assim, tudo voltava como estava antes das exportações.
Leo, eu tenho a impressão de que a única maneira de reintegrar um e-mail, salvo individual ou coletivamente, ao gerenciador, é através da importação.
Não posso enfiar de volta, nas contas imap, e-mails salvos na modalidade pop. Essas mensagens voltam para a conta autogerada "importar", 1, 2... Nada muito importante, apenas foge do meu modo. Não é nada, não é nada, um modo de mais de 10 anos vira mania.
Ainda não exportei nada dentro da modalidade imap. Ainda não sei como trabalha. Mas, a importação não me dá, nas imaps, opção de selecionar as pastas anteriores, até onde pude perceber.
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
Não posso enfiar de volta, nas contas imap, e-mails salvos na modalidade pop.
Você pode arrastar um email que esteja na sua conta pop no Opera Mail para uma pasta imap.
Ainda não exportei nada dentro da modalidade imap. Ainda não sei como trabalha. Mas, a importação não me dá, nas imaps, opção de selecionar as pastas anteriores, até onde pude perceber.
O que você chama de "pastas anteriores"?
Acho que a melhor forma de fazer backup é salvar periodicamente a pasta "mail".
-
Deleted User last edited by
O que você chama de "pastas anteriores"?
as pastas em que anteriormente estavam antes de ser backupeadas e removidas.
Você pode arrastar um email que esteja na sua conta pop no Opera Mail para uma pasta imap.
Uai, é? Caí das nuvens. O Yahoo ainda é pop. Eu abro a conta dele. Vou nas recebidas. Arrasto um e-mail e solto na conta l do Bol agora Imap, que está fechada (isto é, tampada, recolhida) no painel à esquerda. É isso? ou, é melhor que esteja expandida, aí posso colocar na visualização que escolher?
A sincronização considerará isso?
Mas, tem certeza disso? E arrastar copia ou transfere o e-mail?
E porque o importador do programa não me permite voltar as salvas no modo pop para a pasta respectiva que virou imap? Talvez por causa da sincronização?
Agora, uma curiosidade que permaneceu. Para alterar o servidor, eu poderia ter feito apenas na edição > servidores? Porque eu removi e reabilitei todas as duas contas, a partir da "ficha de inscrição". Se puder somente trabalhar na edição, as correspondências manejadas anteriormete pelo pop continuam sem problemas em suas contas e visualizações?