Opera Mail
-
Deleted User last edited by
No decorrer desse episódio, desses problemas que experimentei com a troca do pop pelo imap, e que não sei ainda se inteiramente sanados, quando o Leo aventou a possibilidade de deficiências por parte do Bol no seu sistema do Imap, confesso que estava menos confiante no Opera Mail do que no Webmail. Isto, porque é dito que o gerenciador seria, no momento, um programa cujo desenvolvimento não está sendo cuidado.
Espero que o que exponho a seguir não seja tido por divulgação, pois se trata de gratidão e justiça como posso entender.
Eu já tive e-mails Terra, Hotmail, Gmail e Globo. Afora o myopera, de que nem gosto de lembrar, dada, principalmente, a estima que tive por ele e a mágoa por sua extinção. Atualmente, tenho dois endereços no Bol e um no Yahoo.
Nestes 12 anos de lidar com computadores, o Bol é o melhor webmail entre todos os que usei/uso. É o que atende melhor minhas peculiaridades objetivas e subjetivas. Ele é o que mais me consolará, se os clientes de e-mail entrarem em desuso, e, talvez. eu já esteja enxergando essa estação desde a minha janelinha do trem, em cuja plataforma posso divisar alguns ferrenhos ex-adeptos.
É gratuito, na versão que uso, mas, de uns tempos para cá, tem uma versão paga. E bem merece. Pequenas características menos favoráveis, como, por exemplo, não poder incluir imagens no campo das mensagens. Isso só através de anexos.
Sua ajuda é um show de simplicidade e eficiência. Escrita em termos simples, de uso corrente, evitando, ao máximo, minúcias técnicas, tutoriais simples muito bem formulados e escritos. E possibilidade fácil de contatos, para dúvidas não esclarecidas nas faqs. E que são respondidos.
Seu manuseio é fácil e funcional. É o único que eu saiba que permite justificar o texto na redação do e-mail. Não faz muito alarde nem incomoda com comerciais excessivos, mirabolantes e estressantes. O logoff de suas páginas, não necessariamente manda para aquele escarcéu que são as páginas da Internet. Sugere dois ou três assuntos e nos livra daquele pandemônio que são as páginas iniciais dos sites que alojam e-mails, inclusive a própria página inicial dele.
Por outro lado, seu imap não é tão recente assim. Ele oferecia pop e imap, opcionalmente. Só que recentemente ficou exclusivista do imap.
No fim das contas, estou satisfeito com os desempenhos de um e de outro, webmail e cliente de e-mail.
-
Mas, com relação a implantação e configuração para o gerenciador é mais trabalhoso e bem mais enjoado.
Bom, aqui quase sempre era entrar com as configurações das contas e pronto.Tudo isso aconteceu num período conturbado, em que eu tinha refeito uma instalação "limpa" do Opera Mail, por causa de uma irregularidade que nada tinha a ver com a mudança de servidor. No meio de backups feitos nos moldes POP, que eu estava reintegrando, aparece a mudança do servidor. Aí, tive que reconfigurar as contas e deve ter acontecido diversas "trombadas" entre um processo e outro.
Antes de seus esclarecimentos e orientações, que eu pedi, cheguei a pensar que a troca de servidores era que estava gerando todo aquele rebu, por isso dizer que é mais trabalhoso e bem mais enjoado.
Naquelas cogitações de procurar o vilão entre o webmail e o Opera Mail, fui percebendo que o vilão era eu mesmo, com minha má expectativa do imap para o meu caso, e com os conflitos que gerei em misturar dois processos, mistura que não foi propositada, mas que fui eu quem desencadeei.
Após seus esclarecimetos e orientações, tomei pé, e pude discernir que fosse em outras circunstâncias, teria trocado os servidores "smoothly".
O Opera Mail corrigiu tudo, e naturalmente levou algum tempo. Que, agora, parece concluído. Felicito-me por estar persistindo em seu uso.
Com isso cumpro minha penitência, fazendo um "mea culpa".
Renovo os agradecimentos a você, por favor, não fique com o saco cheio com tantos agradecimentos. -
Agora, umas palavrinhas em favor do Opera Mail, além das já escritas em postagens anteriores aqui mesmo neste tópico.
O backup das correspondências, feito em .mbs é excelente, tanto na feitura quanto na recuperação. Funciona muito bem e é extremamente rápido.
Na modalidade pop é melhor do que na Imap, a meu ver, no que diz respeito à volta dos arquivos para o gerenciador.
Esta função do Opera Mail permite backup de uma só correspondência, de uma visualização principal de uma só vez, com todos os e-mails contidos nessas visualizações (recebidas, enviadas), de visualizações secundárias (rótulos, fixas, listas de discussão, tópicos acompanhados...).
A volta com o servidor pop permite a reintegração tal como estava originalmente, nas contas em que estavam.
Já com o imap, tudo voltará aglutinado em todas as mensagens, mas não como estavam originalmente. Estes voltam em contas autogeradas, denominadas "importar", "importar (2)"...O Opera Mail integrado ao navegador era, ainda, melhor, quando se pretendia apenas ler o e-mail salvo no disco rígido sem o importar de volta. O "desintegrado" :lol: não consegue apenas ler: ou se importa de volta, ou se fica a ver navios. Exceto se se chamar o Word (por exemplo) para abrir. No XP vinha direto. No 7, tive que mudar em programas padrão, para instituir o Word.
-
Refiro-me em reintegrar ao Opera Mail, por meio de importação de arquivos genéricos mbs, os arquivos "em lotes" que tinha exportado do gerenciador para uma pasta no disco rígido, tendo-os, após a exportação, apagado no "M2(?)".
-
Bem, a gente "garra na cunversa" e, aí... O meu modo de fazer backup dos e-mails era de acordo com minhas manias. Digamos que eu tenha as contas 1 bol, 2 bol e 3 yahoo. Todas POP. Eu criava as pastas com esses nomes no pc. Dentro de cada uma destas pastas, eu criava duas subpastas, recebidas e enviadas. Ia no Opera Mail, ia na conta 1 bol, clique direito em recebidas > exportar > para arquivos mbs genéricos e enfiava na subpasta recebidas de 1bol. Depois, na mesma conta, procedia com as enviadas. E assim, sucessivamente com todas e cada uma por vez. Apagava, conforme a intenção que tivesse no momento, todas as mensagens destas três contas. Se não houvesse necessidade de apagar, eu estivese apenas fazendo, ao meu modo, um backup preventivo, eu as conservava no gerenciador.
No caso de ter apagado, na hora de retornar > importar > e-mail > arquivos mbox genéricos. Ia selecionando uma por uma, a importação me permitia escolher para qual conta. E dentro de cada conta, permitia direcionar para enviadas, que eu escolhia, quando era o caso. E, assim, tudo voltava como estava antes das exportações.
Leo, eu tenho a impressão de que a única maneira de reintegrar um e-mail, salvo individual ou coletivamente, ao gerenciador, é através da importação.
Não posso enfiar de volta, nas contas imap, e-mails salvos na modalidade pop. Essas mensagens voltam para a conta autogerada "importar", 1, 2... Nada muito importante, apenas foge do meu modo. Não é nada, não é nada, um modo de mais de 10 anos vira mania.
Ainda não exportei nada dentro da modalidade imap. Ainda não sei como trabalha. Mas, a importação não me dá, nas imaps, opção de selecionar as pastas anteriores, até onde pude perceber.
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
Não posso enfiar de volta, nas contas imap, e-mails salvos na modalidade pop.
Você pode arrastar um email que esteja na sua conta pop no Opera Mail para uma pasta imap.
Ainda não exportei nada dentro da modalidade imap. Ainda não sei como trabalha. Mas, a importação não me dá, nas imaps, opção de selecionar as pastas anteriores, até onde pude perceber.
O que você chama de "pastas anteriores"?
Acho que a melhor forma de fazer backup é salvar periodicamente a pasta "mail".
-
O que você chama de "pastas anteriores"?
as pastas em que anteriormente estavam antes de ser backupeadas e removidas.
Você pode arrastar um email que esteja na sua conta pop no Opera Mail para uma pasta imap.
Uai, é? Caí das nuvens. O Yahoo ainda é pop. Eu abro a conta dele. Vou nas recebidas. Arrasto um e-mail e solto na conta l do Bol agora Imap, que está fechada (isto é, tampada, recolhida) no painel à esquerda. É isso? ou, é melhor que esteja expandida, aí posso colocar na visualização que escolher?
A sincronização considerará isso?
Mas, tem certeza disso? E arrastar copia ou transfere o e-mail?
E porque o importador do programa não me permite voltar as salvas no modo pop para a pasta respectiva que virou imap? Talvez por causa da sincronização?
Agora, uma curiosidade que permaneceu. Para alterar o servidor, eu poderia ter feito apenas na edição > servidores? Porque eu removi e reabilitei todas as duas contas, a partir da "ficha de inscrição". Se puder somente trabalhar na edição, as correspondências manejadas anteriormete pelo pop continuam sem problemas em suas contas e visualizações?
-
as pastas em que anteriormente estavam antes de ser backupeadas e removidas.
Não existem pastas no Opera Mail, por isso a minha dúvida. Ou você está se referindo aos visualizadores (tipo Todas as Mensagens/caixa de entrada, Enviados, etc)?
Uai, é? Caí das nuvens. O Yahoo ainda é pop. Eu abro a conta dele. Vou nas recebidas. Arrasto um e-mail e solto na conta l do Bol agora Imap, que está fechada (isto é, tampada, recolhida) no painel à esquerda. É isso? ou, é melhor que esteja expandida, aí posso colocar na visualização que escolher?
Isso aí.
Mas, tem certeza disso? E arrastar copia ou transfere o e-mail?
Acho que copia mas confesso que não tenho certeza.
E porque o importador do programa não me permite voltar as salvas no modo pop para a pasta respectiva que virou imap? Talvez por causa da sincronização?
Não, sincronização nada tem a ver com isso. Provavelmente alguma limitação do programa mesmo.
Para alterar o servidor, eu poderia ter feito apenas na edição > servidores?
Se você esatá se referindo a trocar do servidor pop para o servidor imap ou vice-versa, então a resposta é não. Ao escolher uma das opções na hora de criar a conta, você faz com que diferentes opções sejam habilitadas.
Se puder somente trabalhar na edição, as correspondências manejadas anteriormete pelo pop continuam sem problemas em suas contas e visualizações?
Você poderia ter deixado a conta pop e apenas desabilitado a checagem de novas mensagens através dela.
-
Ou você está se referindo aos visualizadores (tipo Todas as Mensagens/caixa de entrada, Enviados, etc)?
Aos visualizadores.
Você poderia ter deixado a conta pop e apenas desabilitado a checagem de novas mensagens através dela.
Bom, isso seria feito retirando o servidor de entrada na aba servidores? A finalidade seria conservar as mensagens existentes, sem precisar de apagá-las após o backup? Aí, a conta ficaria presente, mas paralisada?
De qualquer forma, eu apaguei as mensagens baixadas pelo Pop, fazendo, antes o backup, porque eu precisei, pouco antes, por motivo de consertar um defeito, de remover e reinstalar o Opera Mail.
Não fosse isso, conservando estacionária aquela conta, eu aí abriria uma nova habilitação para ela, mas com o servidor imap? -
Não, sincronização nada tem a ver com isso. Provavelmente alguma limitação do programa mesmo.Onde eu disse pastas, acima, seja, também corrigido para visualização. Digamos que não permita porque aí teríamos uma visualização (que no webmail se chamará pasta) com e-mails acrescidos no programa que não constarão na respectiva pasta/visualização do webmail. Quebrar-se-ia a sincronia. Daí, pode até não ser por causa disso. Mas, que tem a ver, tem.
-
Eu queria perguntar uma coisa sobre o Opera Mail. Porque os desenvolvedores não desenvolvem ele para ser um concorrente do Thunderbird?
-
Uma pequena correção: é possível arrastar uma mensagem para uma pasta imap e não para um visualizador.
Isto é um pequeno labirinto. Pequeno, mas complexo. Se eu arrastar para uma pasta Imap, aí já é uma pasta, não uma visualização, ou visualizador que seja. Entretanto, esse arquivo que foi arrastado vai ser exibido em Todas as menasagens, esta é ou não é uma visualização? Se eu o rotular, vai ser exibido em rótulos, se eu o fixar, em Fixas. Confesso que tenho muito que aprender, não sei se vou ter tempo pela frente...
Ah, que falta faz o "cochicho" do My Opera!
Sydney, desculpe me interpor entre a resposta que certamente lhe virá da sua perguta acima e que não sei dar. Se o Thunderbird ainda se parece com o que usei há vários anos, o Opera Mail em nada precisaria melhorar se o objetivo fosse suplantar o pássaro da tempestade!
-
Entretanto, esse arquivo que foi arrastado vai ser exibido em Todas as menasagens, esta é ou não é uma visualização?
Sim, vai aparecer lá. Afinal lá apenas é mostrado o conteúdo das suas pastas imap.
Se eu o rotular, vai ser exibido em rótulos
Sium, vai aparecer lá tb. Ou só lá dependendo das suas opções.
se eu o fixar, em Fixas.
Idem.
-
Eu queria perguntar uma coisa sobre o Opera Mail. Porque os desenvolvedores não desenvolvem ele para ser um concorrente do Thunderbird?
Porque o desenvolvimento já foi encerrado?E talvez também pelo fato de esse tipo de programa ser cada vez mais desinteressante, já que são cada vez menos usados.