Opera 27
-
minho last edited by
E ainda por cima às vezes bloqueia o que não é pra bloquear pensando que é pop-up, como páginas abertas em segundo plano com a roda do mouse.
-
minho last edited by
para o que querem o recurso de estimçaão da atualização automática :XP: , já foi dito no fórum que trabalharão nisso.
-
Deleted User last edited by
E ainda por cima às vezes bloqueia o que não é pra bloquear pensando que é pop-up, como páginas abertas em segundo plano com a roda do mouse.
Isso nunca ocorreu comigo.
-
A Former User last edited by
Hmm. E como irão resolver os casos de conflitos? Como agradarão a gregos e troianos? Vão fazer votação hehe? Ou vão encher a UI com trocentas opções?
Se chegar ter algum conflito por preferencia de feature deve haver uma votação sim, alias ja vi sugerirem isso nos foruns.
Primeiro desafio: fazer a maioria de milhões de usuários votarem (e entenderem o que o recurso/opção faz).
E não acha que isso tenderia a dar resultado "Sim" pra todos os novos recursos e opções? Mesmo que a pessoa não usasse depois, ela poderia votar sim pra toda novidade só porque achou legal a princípio e "talvez usaria"... Mesmo que não fosse benéfico pra maioria dos usuários encher o código com um monte de coisa, às vezes até que se duplica dentro de um recurso ou outro dependendo só da pessoa utilizar de forma diferente, (qualidade, recursos x tempo, manutenção, desenvolvedores que poderiam estar trabalhando em outras coisas) a maioria seria eleita pra ser implementada... Às vezes, um recurso será "eleito" daquela forma ali que as pessoas já estão acostumadas com algo, sem dar a chance dos desenvolvedores inventarem uma maneira diferente que pode ser melhor de dar aquela funcionalidade pros usuários...
para o que querem o recurso de estimçaão da atualização automática :XP: , já foi dito no fórum que trabalharão nisso.
Óbvio, é claro, vamos esperar...
-
minho last edited by
Se alguém não gostar de algum recurso, não use e deixe só pra quem gosta. É simples.
Se o navegador estiver mais desagradando do que agradando, basta mudar para alguma das várias outras opções disponíveis por aí. É simples também. -
A Former User last edited by
Se alguém não gostar de algum recurso, não use e deixe só pra quem gosta. É simples.
Não é, o tempo que os desenvolvedores gastam implementando e mantendo esse recurso eles poderiam estar fazendo outra coisa mais interessante pra mim. Se tais recursos afetarem a complexidade do código quando eles forem mexer em coisas que eu quero podem demorar mais por ser mais complicado, ou aparecerem bugs ou ficar mais pesado...
E seu pensamento é um dos que causaria a vitória do "Sim" pra tudo sem necessidade.
-
minho last edited by
o tempo que os desenvolvedores gastam implementando e mantendo esse recurso eles poderiam estar fazendo outra coisa mais interessante pra mim.
mas aí acabariam com outras coisas que são interessantes pra outros usuários. e aí?
vc quer que esses usuários fiquem sem opção como aconteceu quando o Opera morreu?
Ainda bem que apareceu o vivaldi pra dar uma esperança. E pelo que tenho percebido, o pessoal do vivaldi não está com preguiça de programar. -
E quando os desenvolvedores da vivaldi tiverem que negar a implantação de algum recurso por que o navegador estara complexo demais para tal. Não dá pra simplesmente ficar entupindo o navegador de recursos. É melhor deixar que o usuario escolha por meio de extenções as quais talvez nao estejam presentes no Vivaldi por que segundo a pagina de download, eles tentaram colocar recursos o suficiente para nao utilizar extensoes.
-
DarthMordred last edited by
Não é, o tempo que os desenvolvedores gastam implementando e mantendo esse recurso eles poderiam estar fazendo outra coisa mais interessante pra mim. Se tais recursos afetarem a complexidade do código quando eles forem mexer em coisas que eu quero podem demorar mais por ser mais complicado, ou aparecerem bugs ou ficar mais pesado...
E seu pensamento é um dos que causaria a vitória do "Sim" pra tudo sem necessidade.A razão não é essa. O Opera deixou bem claro que não tem interesse num navegador completo como era o Opera Presto, e disse que era trabalhoso implementar tanta coisa. E que o foco agora é o usuário casual.
A Opera mudou o seu foco, e quer mudar seu público alvo. Está tudo no link lá em cima.
Ela também disse que a ideia de Cross-plataforma é o que interessa a eles, e que ao invés de ficarem "perdendo tempo" (grifo meu hehe) programando as paradas do presto no Chopera, eles preferem dá opção das extensões e focar em inovações.
Em outras palavras, eles querem o sucesso, tendo que implementar o mínimo possível. Algo básico, limpo e rápido para alcançar um número de usuários maiores.
Minha opinião é que o foco da Opera é tornar o chopera fodão pra dominar os navegadores de celulares.
-
minho last edited by
E quando os desenvolvedores da vivaldi tiverem que negar a implantação de algum recurso por que o navegador estara complexo demais para tal.
pq vc acha que isso vai necessariamente acontecer?
será que o código do photoshop não é complexo? Nunca ouvi falar que a adobe tirou recursos dele.
O mesmo vale para outros softwares e até sistemas operacionais. Será que o kernel linux não é complexo?
Tenho ctz que sim, muito mais do que qualquer navegador, nem por isso ficam tirando coisas dele. Ao contrário, vivem adicionado recursos no mesmo. Basta se organizar pra não se perder ou se atrapalhar no desenvolvimento. -
E quando os desenvolvedores da vivaldi tiverem que negar a implantação de algum recurso por que o navegador estara complexo demais para tal.
pq vc acha que isso vai necessariamente acontecer?
será que o código do photoshop não é complexo? Nunca ouvi falar que a adobe tirou recursos dele.
O mesmo vale para outros softwares e até sistemas operacionais. Será que o kernel linux não é complexo?
Tenho ctz que sim, muito mais do que qualquer navegador, nem por isso ficam tirando coisas dele. Ao contrário, vivem adicionado recursos no mesmo. Basta se organizar pra não se perder ou se atrapalhar no desenvolvimento.Presto estava tao complexo que nao conseguiram colocar processos separados, e aceleração de hardware ficou em longo beta. outra coisa o kernel Linux é desenvolvido a bom tempo e nao adicionaram aos montes, como pode desejar os usuarios do vivaldi.
-
minho last edited by
o kernel linux tem milhões de linhas de código, como tem milhões de linhas se não foi mesmo adicionado aos montes como vc disse? não só foi adicionado como continua sendo.
Ter acontecido isso com o presto não significa que vai acontecer com outros softwares, existem vários programas complexos como exemplo disso por aí.
Pra mim isso aí pode muito bem ter sido só mais uma das conversas fiadas da chropera software para tentar justificar o que fizeram. -
Não foi conversa fiada. Eu não comecei a usar o Opera em 2012 porque era pesado demais. E os usuários do Presto sabem muito bem que elé não era perfeito e . principal problema sempre foi compatibilidade. Agora não adianta fingir que era melhor do que o Chromium.
-
minho last edited by
pra mim era melhor.
e olha que na época do presto eu tinha um pc muito mais fraco, um miserável celeron 2,66 ghz com 1,5 GiB de ram.
Agora com um quad core e 4 GiB não dá pra fazer muita coisa com o chropera. E olha que o navegador não tem quase nada de recursos, fico imaginando como seria esse chropera se tivesse uma interface parecida com a do Opera. E problema de compatibilidade não afetava quase nenhum dos meus sites favoritos. -
"Your post has been flagged for moderation, and will appear once it's been approved.
If your post violates our terms of service or forum rules it may be rejected without further notice."
Anti-spam de novo? /facepalm
-
"Your post has been flagged for moderation, and will appear once it's been approved.
If your post violates our terms of service or forum rules it may be rejected without further notice."
Anti-spam de novo? /facepalmEstão arrumando o filtro anti-spam.
-
Opa! Vamos ser justos: O Chromium em matéria de compatibilidade é melhor sim que o Presto devido a Google praticamente ter monopolizado o mercado de navegadores. Tanto, que alguns sites, eram formatados para FIREFOX e CHROME, e o Opera muitas vezes não funcionava neles, tanto que eu tinha que ter o Firefox de backup.
Conheço vários desenvolvedores web, e eles elogiavam o Presto, mas diziam que a ideia do Opera se manter fiel demais a WC3 dificultava o trabalho deles, e que eles não iriam programar X ou Y só por causa do Opera. Este tipo de relato, se acha vários na internet.
Mas este era um problema de todo navegador que não era Gecko e Chromium. Até o IE estava sendo preterido.
Com o Chopera isso quase acabou. Eu ainda continuo com problema com o Shockwave em alguns sites, por exemplo. Coisa que no Chrome não ocorre.
Mas nada disso, repito, nada disso, justifica tornar o Opera um "quase-clone" do Chrome, e esquecer mais de uma decada de "know how" e dos fies usuários, ao ponto de ler-mos coisas assim: "Ou se acostuma com o Chopera, ou vá procurar outro navegador".
Quer dizer, o cara passa 10, 15 anos usando o produto da empresa, pro no final ser descartado como um lixo: "Novos tempos, tempos novos, lamento, o nosso lance agora é outro, é o usuário casual"
Outro coisa que concordo muito é a falta de um planejamento estrategico pro Chopera: O que eles planejam implementar? Pretendem o ChromeCast? Pretendem integrar e-mail? Abas laterais? O que vão fazer?
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
Nao acho que foi falta de preparo, foi como ver uma nova ideia incompleta. O visu, como vc disse, eu gostei ficou bacana, mas acho que se tivesse mais algumas funções de bookmark manager, ficaria melhor.
Mas a ideia era exatamente não ter bookmarks e, consequentemente, não ter gerenciador de bookmarks. Só que o povo não estava preparado para essa mudança e não a aceitou bem.
No fim, gostei do jeito que tá, bookmark manager para os favoritos e Speed Dial só para os sites mais acessados, como a ideia original.
Interessante que a função original dos bookmarks - ou uma delas pelo menos - era (é?) exatamente permitir um acesso mais fácil aos sites mais acessados pelo usuário, que hoje acaba sendo uma função dos Speed Dials.
Lembrar conteúdo das páginas e Fast History Navigation principalmente.
Eu nao lembro bem do segundo, é o que mesmo? o.o Ha, e eu sinto falta do primeiro, mas o Stash chegou próximo a isso, não?Era o recurso de voltar para a página anterior sem recarregar a mesma e no mesmo ponto onde estava.
O stash realmente tinha esse recurso de indexação total do texto mas, além de ter algumas falhas, te obrigava a salvar a página, coisa que não era necessária no Presto.
Se chegar ter algum conflito por preferencia de feature deve haver uma votação sim, alias ja vi sugerirem isso nos foruns.
Interessante mas perigoso, especialmente se não tiver um bom controle.
Dizer claramente quais são os planos ajuda a deixar o pessoal mais tranquilo.
Uma certa transparência é sempre bem vinda. Aqui com o novo Opera ficava agoniado por incertezas. Lá no Vivaldi estou mais tranquilo.Isso é muito mais marketing do que outra coisa. O cara viu uma boa oportunidade de negócios nos usuários insatisfeitos do Opera e está direcionando os trabalhos para eles.
E note que eles não anunciaram nada de novo ainda, só dizem que estão "clonando" recursos já existentes.> Se fosse assim, o snapshot de agora continuaria bugado e lerdo, com falhas na UI. Com a nova build, tá mais fluido o navegador e nao vi nenhum bug até agora.
Bom, para mim a UI é um bug hehe.
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
eu gostaria de ver os comentarios e os "known issues" antes de instalar a build e as vezes nao dá,
é verdade.
até agora eu não entendi como o chropera consegue se atualizar arbitrariamente antes mesmo de eu abri-lo.
Não gosto de coisa muito automática, gosto de ter total controle sobre o que acontece ou deixa de acontecer no meu pc.Entendo mas acho que você vai precisar se acostumar a isso, pois penso que esse tipo de atualização será o padrão no futuro.
Ah, tem como desabilitar o auto-update do Opera.