:tools: Scheduled maintenance

Heads up! Downtime for the Forums, related to the NodeBB upgrade, is planned for Thursday, December 14, starting from 10:00 UTC.
Please make sure to finish all your posts before this time. The downtime should only last for a few minutes.

[Netflix] Funciona no seu opera? [Opera 28+]

• Estou me batendo pra fazer funcionar o netflix no Opera 28. No firefox, e no Chrome, ele funciona perfeitamente. No opera dá erro de Silverlight. No site do silverlight, ele não lista o opera como compatível...

Podem verificar se ele funciona no opera 28 de vocês?

• Não funciona, no Vivaldi até tenta carregar mas dá falta erro por falta de componente:

Componente faltante

Não foi possível localizar todos os componentes necessários para a Netflix reproduzir filmes neste aparelho. Visite chrome://components, localize o componente WidevineCdm e clique em "Verificar atualizações".

• Acabei de testar no Opera Stable 28 e no developer 30 e funcionoui sem problemas em ambos. Usando Windows 10 aqui.

• No opera dá erro de Silverlight.

E qual seria o erro? E qual SO está sendo usado?

• No opera dá erro de Silverlight.

E qual seria o erro? E qual SO está sendo usado?

Estou usando o Windows 8.1.
    O erro que dá, é Código de erro: N8156-6003

Seu opera é milagroso, onde é que eu baixo este 28 que você está usando? rs zueira.

Nota: Meu silver está com a instalação perfeita. Tanto que o Netflix funciona no Firefox e no Chrome perfeitamente.

No reclame aqui, a pouco tempo um usuário relatou o mesmo problema, e a netflix respondeu o seguinte:

[...]O Opera não suporta a Netflix, de modo que é a razão pela qual você pode estar tendo algum tipo de dificuldade."
    http://www.reclameaqui.com.br/10077907/netflix/nao-consigo-assistir-nada-na-netflix/

• Estou usando o Windows 8.1.

Windows 10 aqui, então acho que o OS não deva ser o problema.

O erro que dá, é Código de erro: N8156-6003

E o que exatamente seria esse erro? Só aparece isso?

Nota: Meu silver está com a instalação perfeita. Tanto que o Netflix funciona no Firefox e no Chrome perfeitamente.

Outros plugins funcionam no Opera? Silverlight aparece coimo habilitado?

Ah, no caso do Chrome, a Netflix não usa o silverlight.

Chegou a ver isto?

• Aparece tudo perfeito.
    Esse erro é referente ao silverlight. Se o Chrome não usa, então o problema pode estar no meu silverlight. Mas já fiz de tudo para deixa-lo funcionando corretamente. A não ser que algum programa aqui está bloqueando o silverlight.

Agora, por que o Chrome não usa silverlight e o Opera usa?

• Agora, por que o Chrome não usa silverlight e o Opera usa?

O Chrome usa o player html5. Netflix tinha colocado esse player para o Opera tb deu problema por causa do suporte ao Widevine, então precisaram voltar para o silverlight.

• E a Opera pretende resolver esse problema? Por que nisto o Chrome é bem mais prático.

• E a Opera pretende resolver esse problema?

Já o fez ou ao menos deu uma grande passo em direção a isso:

Encrypted Media Extensions (EME)
    Mac, Windows
    Enables support for Encrypted Media Extensions (EME). The Clear Key and Widevine key systems are included.

• Isso é no Opera 30?

• Isso é no Opera 30?

Sim.

• Mal pergunte, o que vem de novo no 29?

Sincronização de speed dial e de abas, personalização de atalhos de teclado, ícone indicativo de som nas abas, etc.

• Agora, por que o Chrome não usa silverlight e o Opera usa?

Seria porque o Silverlight é da Microsoft? E todos conhecem a relação entre essas duas empresas (Microsoft x Google)

Sincronização de speed dial e de abas, personalização de atalhos de teclado, ícone indicativo de som nas abas, etc.

Interessante.

Alvi, eu acho que está pra razão da google querer usar suas próprias tecnologias. A M$ ganharia rios de dinheiro licenciando o silverlight pra google.

• por que o Chrome não usa silverlight e o Opera usa?

eu acho que está pra razão da google querer usar suas próprias tecnologias. A M$ ganharia rios de dinheiro licenciando o silverlight pra google.

Primeiramente nem o player HTML5 nem o MSE são tecnologias da Google.

E não é o Chrome que usa o player HTML5, é o Netflix que foi programado pra carregar o player HTML5 quando identifica que você está acessando usando o Chrome. E quando o Netflix identifica que você está usando o Opera a programação do site cai no Silverlight no momento.

Não existe nada de licenciar Silverlight pra Google poder "usá-lo" no Netflix, qualquer usuário do Chrome pode instalar e usar o Silverlight. (Claro, isso não vai ser verdade se você ler isso aqui no futuro, já que o Silverlight foi descontinuado e é NPAPI e todos os navegadores baseados no Chromium vão passar a só funcionar com PPAPI.)

Quando o suporte do Netflix escreve

[...]O Opera não suporta a Netflix, de modo que é a razão pela qual você pode estar tendo algum tipo de dificuldade."

Você não deve acreditar e levar ao pé da letra tudo que um lado de qualquer história conta. Na verdade são eles que não suportam o Opera.

Se não houvesse toda uma indústria atrás do MP4, MSE e tecnologias DRM seria a coisa mais fácil do mundo usar o Netflix em qualquer navegador... Eles preferem complicar pros seus usuários...

• Obrigado pela explicação. Então acha que as licenças para uso de tecnologias como MSE e outras é o que atrasa as coisas pro Opera?

• Obrigado pela explicação. Então acha que as licenças para uso de tecnologias como MSE e outras é o que atrasa as coisas pro Opera?

Neste caso acho que foi mais demora na implementação e também uma "forçada de barra" do Google.

• Como assim uma forçada de barra da google?

Log in to reply

Looks like your connection to Opera forums was lost, please wait while we try to reconnect.