Opera 27
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
Foi uma tentativa de mudar, de inovar que esbarrou na falta de preparo dos usuários.
de novo criticando usuários para tentar blindar e inocentar a chropera software...
Não é culpa da Opera se esses tais usuários que vivem pedindo novidades não gostaram dessa.
-
Deleted User last edited by
Eu só observo até onde o Vivaldi irá conseguir chegar. Penso que pode ter um bom futuro, o que será bom para o Opera e para os demais navegadores. Só acho que se focar demais nos ditos "power users", no povo que quer o navegador lotado de recursos, e esquecer o usuário médio, pode não ter um futuro tão bom assim ou ficar demasiado preso a um nicho.
É o que esta escrito na pagina de download, que o navegador será feito da vontade dos usuarios.
Hmm. E como irão resolver os casos de conflitos? Como agradarão a gregos e troianos? Vão fazer votação hehe? Ou vão encher a UI com trocentas opções?
Provavelmente vão entupir de recursos.
-
minho last edited by
Não é culpa da Opera se esses tais usuários que vivem pedindo novidades não gostaram dessa. :
pediam novidades positivas, não a destruição do Opera.
-
minho last edited by
Como agradarão a gregos e troianos?
não será preciso agradar gregos e troianos, o público alvo será um só.
Quem não gostar terá várias outras opções voltadas para o público noob à disposição. -
minho last edited by
Por que esses power users não ajudaram (com feedbacks verdadeiros e não comentarios de odio) a desenvolver o novo navegador em vez de ficar pedindo pelo antigo?
a empresa já sabe qual é o motivo do descontentamento dos usuários antigos: o fato de terem acabado com o motor e os recursos da interface. Então não é preciso dar feedback, eles não colocam de volta aquilo que os usuários gostavam pq não querem. A mentalidade da empresa agora é outra, eles não se interessam pelos "power users" que tiveram.
No fórum do vivaldi tem muito mais comentários positivos do que negativos. Por quê? pq a prévia dele já tem várias coisas que o pessoal gostava no Opera e isso trouxe uma boa impressão inicial, oras. Além disso, eles dizem claramente quais são os planos pro futuro, ao contrário da chropera software. Lá no fórum já foi dito que haverá a barra de favoritos que alguns pediram, além de todas aquelas coisas que eles citaram no próprio site (cliente de email, sincronização de favoritos, etc) e que lançarão builds com frequência pro pessoal testar, no mesmo esquema dos snapshots do Opera. Dizer claramente quais são os planos ajuda a deixar o pessoal mais tranquilo.E a chropera software? Quais são os planos dela para este ano, por exemplo? Até agora eu não estou sabendo de nada.
-
A Former User last edited by admin
o Firefox em nada se parece com o Chrome. Tem engine diferentes, banco de extensões diferentes, etc
:rolleyes:
O Opera também nada se parece com o Chrome. Pode não ter engine completamente diferente mas eles fazem algumas modificações próprias (ex: comentário recente de desenvolvedor da versão pra Android onde ele diz que trabalharam pra diminuir o uso de RAM na engine usada no Opera e agora estão contribuindo pra por o código no projeto Chromium principal), eles são os maiores contribuidores no projeto Chromium só ficam depois da própria Google. Tem interface que se adapta ao sistema de forma completamente diferente e com outro visual, pop-up pra downloads que não cobre/empurra a página embaixo, Turbo, menus de contexto diferentes, Speed Dial completamente customizável e com suporte à pastas, marcadores visuais, pré-visualização de guias ou nas próprias guias ou por menus, configurações diferentes, atalho pra "Colar e ir", vários mecanismos de busca pra texto selecionado, pelo menu dá pra recuperar guias fechadas mais antigas do que o Chrome deixa, TAB que só troca entre elementos de fomulários nas páginas invés de todos os links, gestos de mouse integrados, instalador que já permite várias formas de instalação como portátil... Tem filosofia diferente em relação aos padrões web abertos, não apoiando aquela loja de aplicativos que só funcionam no Chrome ou no navegador de quem concordar implementar tecnologia que não é padronizada pela W3C e não roda em quaquer plataforma (o Native Client que a Google inventou, que cria uma "web" exclusiva pro Chrome pior do que a Microsoft com o IE no passado, um afronto ao padrões web abertos que foram feitos pra funcionar em qualquer navegador em qualquer plataforma). Etc...Isso é ser um clone do Chrome pra você?
-
Não é culpa da Opera se esses tais usuários que vivem pedindo novidades não gostaram dessa. :
pediam novidades positivas, não a destruição do Opera.
Mas era uma novidade positiva. O conceito do Stash, embora a implementação ainda precisasse de melhorias, era bastante interessante.
-
minho last edited by
tanto o vivaldi quanto o chropera 27 estão funcionando melhor do linux.
Parece que está na hora de uma formatada no janela$ 7 aqui. -
minho last edited by
não precisavam jogar todo o resto pela janela para colocar o stash,
poderiam apenas acrescenta-lo à interface já existente.
é verdade que o chropera já não é assim tão clone do chrome, pois já fizeram umas coisinhas diferentes, mas ainda assim está mais perto do chrome do que do falecido Opera. Já o caso do vivaldi é o oposto: a interface dele está muito mais próxima daquela que tínhamos no Opera do que com a do chrome. -
Deleted User last edited by
Por que esses power users não ajudaram (com feedbacks verdadeiros e não comentarios de odio) a desenvolver o novo navegador em vez de ficar pedindo pelo antigo?
a empresa já sabe qual é o motivo do descontentamento dos usuários antigos: o fato de terem acabado com o motor e os recursos da interface. Então não é preciso dar feedback, eles não colocam de volta aquilo que os usuários gostavam pq não querem. A mentalidade da empresa agora é outra, eles não se interessam pelos "power users" que tiveram.
No fórum do vivaldi tem muito mais comentários positivos do que negativos. Por quê? pq a prévia dele já tem várias coisas que o pessoal gostava no Opera e isso trouxe uma boa impressão inicial, oras. Além disso, eles dizem claramente quais são os planos pro futuro, ao contrário da chropera software. Lá no fórum já foi dito que haverá a barra de favoritos que alguns pediram, além de todas aquelas coisas que eles citaram no próprio site (cliente de email, sincronização de favoritos, etc) e que lançarão builds com frequência pro pessoal testar, no mesmo esquema dos snapshots do Opera. Dizer claramente quais são os planos ajuda a deixar o pessoal mais tranquilo.
E a chropera software? Quais são os planos dela para este ano, por exemplo? Até agora eu não estou sabendo de nada.A Opera ASA explicou sim o motivo da mudança e os usuários não quiseram perder o navegador de estimação por algo melhor.
-
minho last edited by
na postagem o cara coloca links para extensões de coisas que existiam e foram eliminadas, hehe.
-
não precisavam jogar todo o resto pela janela para colocar o stash,
poderiam apenas acrescenta-lo à interface já existente.Ok, mas se a ideia era que o Stash fosse um substituto dos bookmarks, acho que faz sentido não terem colocado um gerenciador de bookmarks padrão.
-
DarthMordred last edited by
Os motivos achei bastante rasos para deixar o Opera pelado.
O interessante é eles dizerem que abandonaram o Presto pra focar em inovação no Chromium. Bem, vamos ver. Torço muito pelo Opera, por isso ainda o uso ao invés do Chrome, mas já são dois anos...esperava mais. -
A Former User last edited by
Não vi problema e continuo usando o Speed Dial e sua nova possibilidade de criar pastas pra armazenar meus favoritos, que eu acesso com frequência ou não, tanto faz estão lá... Páginas que quero guardar temporariamente pra ver depois também, como as "sessões", o que aliado às miniaturas e à busca deixa muito fácil de achar depois.
Mas entendo que o sucesso nessa adaptação depende de como o usuário consegue organizar e acessar seus favoritos. Com muuuitas subpastas fica difícil trazê-los um nível acima por exemplo, mas lembram que as estatísticas coletadas anonimamente de usuários mostravam pra eles que a grande maioria sequer adicionava 1 marcador? Mesmo que não fosse muito acurada e assim aplicassem uma margem de erro ainda daria uma maioria muito grande de usuários que não usavam ou mal usavam o recurso, era o dado que eles tinham.
Até então não afetou a maioria dos usuários, já que além do grupo que nem tem necessidade de marcadores o Speed Dial já atende o grupo das pessoas que conseguem se virar com 1 nível de pasta e digitam parte da URL ou título pra acessá-los pelo campo de endereços (como eu). O Stash também cobria parte desses grupos.
Enfim, acabaram trazendo os marcadores de volta primeiro pela barra, isso já tirou alguns pontos negativos do Speed Dial já que os marcadores podem ser acessados sem ter que carregar o Speed Dial antes (pelo botão, ou nova guia - 1 clique) ou pra quem não se beneficia das miniaturas agora pode ter em formato de lista mostrando mais itens por vez na tela.
Depois o gerenciador atual, agora, têm funcionalidades que probabilisticamente são de um nicho ainda menor como (1) painel de marcadores e (2) apelidos (nicknames) que ainda não voltaram... Nem sei se justifica muito implementá-los, porque (1) barra de marcadores mal ocupa espaço vertical e (2) já tem como digitar parte da URL ou título mesmo, e ainda tem o auto-completar...
Por que não implementar tudo que der na telha logo de uma vez? Bem disseram que o Opera-Presto ficou complexo demais isso era um problema no desenvolvimento, mexer numa coisa afetava outra etc... Minha conclusão é que então quanto mais enxuto e organizado o código melhor pra eles conseguirem manter por isso não devem querer encher de coisas que talvez sejam desnecessárias.
-
minho last edited by
será que o vivaldi tem mais recursos para conseguir fazer o que fizeram em pouco tempo?
ou o pessoal de la só tem mais competência e vontade de trabalhar mesmo? Não creio em nenhuma dessas hipóteses, acho
que a chropera software continua com o navegador pelado por opção mesmo, mudaram o foco e não querem saber dos usuários antigos, pronto. Por isso não alimento grandes esperanças, tudo indica que não vai mudar muita coisa em relação ao que fizeram até este momento. -
O interessante é eles dizerem que abandonaram o Presto pra focar em inovação no Chromium. Bem, vamos ver. Torço muito pelo Opera, por isso ainda o uso ao invés do Chrome, mas já são dois anos...esperava mais.
Bem eles tentaram, às vezes uma "inovação" dá certo e às vezes não. O Stash foi uma tentativa que não deu certo, a pré-visualização de guias e os marcadores visuais (tanto no SD como no gerenciador) são as duas coisas que acho que foram inovações acertadas.
será que o vivaldi tem mais recursos para conseguir fazer o que fizeram em pouco tempo?
ou o pessoal de la só tem mais competência e vontade de trabalhar mesmo?Descobri pelo último post dos desenvolvedores do Vivaldi que ele ainda não tem atualizações automáticas funcionando, o primeiro Opera 15 beta público já tinha isso. Aumentou minha percepção de que a Opera Software zelou pra que o básico estivesse em ordem antes dos recursos adicionais pra poder lançar o navegador... Bem, dei esse exemplo pra demonstrar que fazer essas comparações de tempo e recursos implementados é um pouco complicado e espero um pouco de bom senso de todos aqui: nós não sabemos quando o desenvolvimento de cada um começou e enquanto eu suspeito que existiu um Opera 14 ou protótipo interno antes do 15, o Jon quando registrou o domínio do site do Vivaldi já definiu no registro que além de comunidade online era um oferecedor de navegador ou algo parecido e se você buscar alguns carasque trabalharam na Vivaldi no LinkedIn vai ver que estão lá trabalhando no navegador desde algum ponto em 2013 (ex: linkedin.com/in/sverrir outubro de 2013 – novembro de 2014 - "Responsável pelo projeto de software e gerente da filial islandesa. Liderou a equipe de desenvolvimento de um produto que ainda está para ser anunciado [o navegador Vivaldi é claro! :)]...") .
-
minho last edited by
era o dado que eles tinham.
era o que eles diziam que tinham, não há como termos ctz se era verdade.
talvez tenha sido só um pretexto inventado pra tentar convencer as pessoas a concordarem com as mudanças
ou pelo menos as aceitarem melhor. -
minho last edited by
bem, como todos já sabemos, o foco do vivaldi são os usuários que ficaram órfãos após a morte do Opera.
Tenho ctz que esse público não vai se importar nem um pouco em baixar uma nova versão manualmente pra instalar por causa da ausência de atualização automática. Ter de volta os recursos perdidos após o surgimento do chropera é muito mais importante e compensa tudo. Se o sujeito usar linux vai se importar menos ainda, pois dependendo da distro a atualização será feita pelos repositórios. -
minho last edited by
olha aí o primeiro snapshot do vivaldi
https://vivaldi.net/blogs/entry/first-snapshot-vivaldi-1-0-94-2:yes: :party:
-
bem, como todos já sabemos, o foco do vivaldi são os usuários que ficaram órfãos após a morte do Opera.
Tenho ctz que esse público não vai se importar nem um pouco em baixar uma nova versão manualmente pra instalar por causa da ausência de atualização automática. Ter de volta os recursos perdidos após o surgimento do chropera é muito mais importante e compensa tudo. Se o sujeito usar linux vai se importar menos ainda, pois dependendo da distro a atualização será feita pelos repositórios.Começaram a chegar as desculpinhas pra proteger o Vivaldi! :yes: :party:
kkkkkkkkk