Microfone do Whatsappreinicia o Opera GX e o Opera comum!
-
andresesteban last edited by
Toda vez que abro o Whatasapp na aba lateral e clico no microfone para gravar uma mensagem de áudio, tanto o Opera GX como o Opera comum fecham e reiniciam e não consigo gravar nada!
Este comportamente começou hoje de manhã 5/5/2023. Alguma ideia? -
andresesteban last edited by andresesteban
@flavionunes pois é meu caro, além do whatasapp web se recusar a gravar som e fechar e reiniciar o navegador sozinho quando clico no ícone MIC. Tem também o problema dos downloads. Já faz bastante tempo que o Opera comum e o GX só admitem um único download numa sessão do navegador. Downloads posteriores não são feitos embora apareça um aviso como feito. Tem que reiniciar o navegador, o que é muito chato especialmente quando é necessário fazer vários downloads. Uma pena!
Para completar a novela o Opera GX quando usa o Meet, costuma apresentar problemas na qualidade do vídeo, principalmente no vídeo da pessoa com quem estamos fazendo a videochamada. Esse comportamento não acontece no Opera comum. Por esse motivo eu usava normalmente o GX (excelente aparência minimalista, clean e desempenho) mas na hora do Meet usava o Opera comum. Mas agora, com todos estes problemas... Achei que fosse problema com extensões, desinstalei tudo de zero, apaguei tudo, até chaves no registro do windows, etc. Sem jeito, o comportamento persiste. E na nova versão do Opera (o ícone branco) o Opera One ( https://press.opera.com/2023/04/25/opera-one-developer/ ) os problemas mencionados persistem e ainda mais, o Google Meet dá erro e não inicia sessão...Moral da história, deixei instalado só o Opera comum e atu8alemtne o meu browser padrão é o Vivaldi. Não é exatamente o Opera mas a funcionalidade da aba esquerda é muito parecida. O importante é que funciona TUDO, gravação no whatsapp, downloads consecutivos e o Meet. Velocidade de browsing praticamente igual e altamente customizável! Não tem jeito! Cansei de procurar uma solução para o Opera. Uma pena mesmo!
-
DarthGTB last edited by
Segue um post relacionado em Inglês se vocês quiserem acompanhar se eles respondem algo por lá também
https://forums.opera.com/topic/61996/opera-crashes-when-i-try-to-send-voice-notes-on-whatsapp
-
@darthgtb
Lendo o forum em inglês, e fuçando por aí, acabei achando uma solução para ter tanto no Opera comum como no Opera GX a gravação de voz no WhatsApp funcionando sem problemas (no browser crashes!), porém é necessário usar 2 versão antigas. Baixar elas dos endereços no repositório ftp e desabilitar o update!!!
No Opera comum- Link para Opera comum versão 97.0.4719.63 de 5 abr 2023
https://get.opera.com/ftp/pub/opera/desktop/
escolher o sist operacional "win" e vão aparecer várias opções, escolher
Opera_97.0.4719.63_Setup_x64.exe
Então, após o download do Opera comum, instalar desmarcando as opções
navegador padrão e iniciar com o PC.Depois de instalar, assim que abrir fechar rapidinho para evitar que tente fazer o update da versão! Isto é fundamental!
Após instalação então, procurar o atalho do Opera comum no desktop, clicar com o botão direito e escolhe Propriedades, selecionar aba Atalho e, na parte "local de destino" acrescentar " -disable-update" após o launch.exe. Desta forma o link de destino fica:C:\Users\seunomedeusuário\AppData\Local\Programs\Opera\launcher.exe -disable-update
Clicar em aplicar e pronto, vai abrir o Opera comum e não vai atualizar!!! Vai dar erro na tentativa de atualização! Assim, o WhatsApp nessa versão está gravando a voz sem problemas! Versões posteriores estão bugadas, e não sei quando é que vão consertar!!!Já no Opera GX o mesmo procedimento não funciona! Mas eu consegui resolver!
- Link para Opera GX versão 97.0.4719.61 de 5 abr 2023.
https://get.opera.com/ftp/pub/opera_gx/
escolher o sist operacional "win" e vão aparecer várias opções, escolher
Opera_GX_97.0.4719.61_Setup_x64.exe
Depois de instalar, assim que abrir fechar rapidinho para evitar que tente fazer o update da versão! Isto é fundamental!
Após instalação então, ATIVAR PASTAS OCULTAS NO NAVEGADOR E NAVEGAR até*C:\Users\seunomedeusuário\AppData\Local\Programs\Opera GX*
procurar o arquivo "opera_autoupdate.exe"
e renomear o mesmo para
"opera_autoupdate.exe.old".
Pronto!O Opera GX vai abrir mas não vai conseguir atualizar!!! Assim, o WhatsApp nessa versão está gravando a voz sem problemas! Versões posteriores estão bugadas, e não sei quando é que vão consertar!!!
Essa foi a forma que encontrei de fanzer funcionar o WhatsApp da barra lateral esquerda, que na verdade é o Whatsapp web "camuflado".
Só não pode atualizar a versão porque aí volta o problema!
Um abraço!
Andrés - Link para Opera comum versão 97.0.4719.63 de 5 abr 2023
-
@flavionunes eu encontrei uma forma de contornar o problema até tirarem o bug nas novas versões!
-
Flavionunes last edited by
Hoje surgiu uma atualização, após atualizar voltou a funcionar normalmente pessoal.
-
@flavionunes
Flavio, obrigado pela informação! Entretanto, após resolver o problema usando versões anteriores sem o bug, antes de pular para as últimas atualizações, precisamos dados um pouco mais detalhados.
Assim sendo, por gentileza, poderia indicar se esta atualização é tanto para o Opera Classic e para o Opera GX e quais as respectivas versões de cada um após a nova atualização? Muito obrigado, meu amigo!-
Opera Classic última versão funcional antes do bug:
Opera_97.0.4719.63 5 abr 2023 -
Opera GX última versão funcional antes do bug:
Opera_GX_97.0.4719.61
Acho que para o Opera Classic a última é:
Opera_98.0.4759.15 09 maio 2023
Você confirma que nesta versão o problema foi resolvido? Podemos habilitar o update e atualizar sem problema?Não tenho a última versão do GX... Você tem o número dela?
Muito obrigado!
Juntos sempre somamos mais, isso chama-se: SINERGIA!Um abraço e obrigado pela info!
Andrés -
-
@andresesteban Na verdade não reparei se o Opera foi atualizado, a atualização que informei que surgiu foi do próprio whatsapp, conforme print abaixo.
-
@flavionunes Estimado Flavio, essas atualizações são do WhatsApp aparecem a toda hora e em geral nunca resolveram o problema do microfone. Então, você diz que, com a última versão do Opera e após a última atualização do próprio WhatsApp, voltou a poder gravar do microfone?
É isso?abraço
Andrés -
@andresesteban Isso mesmo.
Mas eu ainda não achei onde mostra a versão do opera pra poder te enviar. -
leocg Moderator Volunteer last edited by
@flavionunes Em opera://about ou em menu > ajuda > sobre o Opera.
-
Flavionunes last edited by Flavionunes
Ao clicar no link de ajuda à esquerda vai para outra página e aparece é outras coisas
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
@flavionunes Clica no menu, no alto à esquerda e vai em ajuda e depois em sobre o Opera.
Ou simplesmente digita opera://about na barra de endereços.
-
@flavionunes
Efetivamente!
A versão 98.0.4759.39 de 08 Maio 2023 do Opera Classic resolveu o problema do botão do MIC no WhatsApp e está funcionado corretamente!
Essa última versão não está mais bugada!
Abraço!
Andrés