O opera tem algum backup além da sincronização pessoal do cliente?
-
PedroPeripecias last edited by leocg
O opera tem algum backup além da sincronização pessoal do cliente? Ou algum suporte interno que armazene os favoritos do cliente a cada 30 dias caso o cliente perca os favoritos mesmo sem limpar ou formatar o computador
-
leocg Moderator Volunteer last edited by
@pedroperipecias Não, o Opera não tem nenhum sistema de backup. Ele até cria umas cópias (arquivos bak) de alguns arquivos mas não se sabe como nem porque isso acontece.
-
PedroPeripecias last edited by PedroPeripecias
@leocg Uma pena, pois infelizmente ocorreu algo desagradável A senha do sync do opera não estava pegando, então decidi deslogar e logar na conta do opera, e apos isso decidi fechar o navegador, achando que tudo estava funcionando normalmente. Foi ai que na data 17/04/23 quando abri o opera muitos dos meus marcadores já não estavam mais la. Estou tentando de todas as formas recupera-los pois boa parte dos marcadores são do meu trabalho
-
@pedroperipecias Primeiramente uma dica: ferramentas de sincronização não são ferramentas de backup. Eu sei que muita gente usa dessa forma, pode até funcionar até certo ponto, mas sempre há o risco de perda de dados caso ocorra um problema em um dos dispositivos sincronizados.
Dito isso, dá uma olhada no arquivo Bookmarks.bak e no diretório de perfil do Opera e veja se seus marcadores ainda aparecem por lá.
-
PedroPeripecias last edited by PedroPeripecias
@leocg Muito obrigado por relatar isso, mas a ideia que ele transmite é que é um backup. Dei uma olhada no .bak e infelizmente o .bak já pegou todos os marcadores atuais que existem no meu opera e não guardou os que perdi. Existe alguma maneira de recuperar modificações anteriores deste .bak? ou os próprio bookmarks?
Critica positiva ao opera pois gosto muito dele: Não sei se você tem acesso aos desenvolvedores, mas seria interessante criar alem do .bak que atualiza apos fechar o Opera, mas criar outro arquivo de segurança que atualiza somente apos desligar o Windows ou de mes a mes ou de semana a semana esse arquivo atualiza com os marcadores atuais
-
@pedroperipecias Sim, infelizmente muita gente tem essa visão "equivocada" de ferramentas de sincronização.
Se o Windows (ou qual seja o seu sistema operacional) tiver criado cópias desses arquivos, talvez você consiga recuperá-las.
Os arquivos bak são criados pelo Chromium, então seria o povo do Google que teria que mudar algo quanto a isso.
De qualquer forma, penso que backups sempre devem ser criados pelo próprio usuário, copiando os arquivos com dados importantes e colocando as cópias em local seguro.
-
PedroPeripecias last edited by
@leocg Eu ate tentei fazer isso que você falou, mas por algum motivo meu "Histórico de arquivos" está desativado e "Ponto de recuperação" não tem o ponto necessário para pegar o arquivo com alguma data anterior. Sabe me dizer como que ativar o "Histórico de arquivos" e se após ativar ele eu consiga pegar alguma modificação anterior dele ?
Observação: Não fiz nenhuma formatação ou limpeza no computador.
-
gustavogopera last edited by
@pedroperipecias Oi, Pedro!
Eu tive um problema similar mas foi com as Open tabs e um problema menor com os Favicons dos Bookmarks.
Para o presente e futuro: use a ferramenta Export bookmarks para salvar em arquivo HTML os favoritos (incluindo os Speed dials). Eu faço isso cerca de 1 x por mês. Mantenho backup do note em HDD externo.
"Para o passado": Use a ferramenta/software ShadowExplorerPortable-0.9. Fácil de achar pela pesquisa no G. O Windows sempre tem pelo menos um System Restore point e pode ter vários caso tu não os deletes manualmente. Aqui é criado a cada ~3 dias, então é bem provável que pelo menos esse último, que não pode ser apagado, esteja aí.
A ferramenta ShadowExplorer permite justamente acessar todos os System Restore points, desde que existam, claro. No mínimo conseguirás acessar o ultimo deles. Eu de cara copiaria as 3 pastas Opera listadas em Help > About Opera.É isso no momento, avise-nos do progresso.
-
PedroPeripecias last edited by
@gustavogopera Ola Gustavo, boa tarde. Agradeço muito pelas suas dicas, mas infelizmente acabei perdendo bastante coisa e acredito que não vai ter como mesmo recuperar, porque por algum motivo meu Windows apagou meus Restore Points bem antes disso ocorrer so que agora vou fazer como você e o Leocg falou, irei fazer o backup manualmente de mês em mês e quando der algum embaraço como esse, vou usar esse software que você me recomendou, antes de tentar restaurar todo o Windows para algum ponto de restauração . Se tiver outras soluções relacionado a esse problema estou de portas abertas para receber.