OPERA 12.16 CONVIVENDO COM O MAIS RECENTE OPERA 15+ ESTÁVEL.

  • Até que a última versão da série 12 se torne inoperável (sem trocadilho), essa convivência é que pretendo usar no notebook com Windows 7.

    Por falta de aprofundados conhecimentos técnicos (principalmente mas não somente), nunca ultrapassei a versão 12 nem experimentalmente.

    Com o Fórum Mundial agora integrado, poderia percorrê-lo em busca de subsídios, mas, estando o em português agora benditamente redisponível, conto com os colegas da língua mais "universalistas" e prestativos, inclusive porque pode servir também para outros usuários/transeuntes do Fórum em português. Acredito que esta seja a grande utilidade do segmento em português, nessa conjuntura integrada, facilitar para os que só entendem bem nosso idioma e aos que o preferem, embora não sejam excessivamente crus em inglês.

    Minha pergunta principal é: devo baixar a última versão estável no modo "usb" para, convivendo, não trombarem (não sei se estou-me lembrando bem da designação, se de fato é usb mesmo que se fala)?

    Aceitarei agradecido outras sugestões que acaso queiram acrescentar.

  • Acredito que você pode selecionar onde instalar, então selecione pasta diferentes. Uma vez fui instalar o Opera 12 já tendo o Opera novo instalado e instalou na mesma pasta.

  • Minha pergunta principal é: devo baixar a última versão estável no modo "usb" para, convivendo, não trombarem (não sei se estou-me lembrando bem da designação, se de fato é usb mesmo que se fala)?

    Por padrão o Opera Blink vai tentar se instalar na mesma pasta do Opera Presto. Na hora da instalação, vá me "opções" e altere a pasta de instalação.

  • Por padrão o Opera Blink vai tentar se instalar na mesma pasta do Opera Presto.
    Mas isso não dá problema nenhum, nenhum arquivo se sobrepõe, eles vão funcionar de forma independente mesmo na mesma pasta. Você pode até desinstalar algum posteriormente que um não afeta o outro.

  • Gato escaldado tem medo de água fria! As versões "sujas" no Presto, algumas foram marcantes.

  • Nos tempos em que só existia "uma" ópera -- e só podia ser "La traviatta", la più bella de tutte, seguida por "Il Trovatore", e eu fazia uma versão por riba doutra, a "suja", -- algumas costumavam trombar.

    Nessas trombadas, mandavam-me fazer uma instalação limpa, que costumava resolver todos os problemas. Quando não resolveu, uma vez, o YinYanger foi o primeiro que me sugeriu uma instalação USB, que, no caso não resolveu, mas agora, sim.

    Já instalei no notebook com Windows 7. Como ainda me aferro ao XP no desktop, também baixei pra cá, também USB. Tá funcionando direitinho, ao que parece. Não me seduz, nos meus padrões atuais, mas se se extinguir o presto, acho que dará pra levar.

    Antes de baixar o Opera, eu disse uma vez, nos comentários de um site de downloads que estavam botando coisas de mais nos navegadores, quando a gente só precisava de duas: segurança e rapidez. Hoje, eu acrescentaria compatibilidade. Vejam como eu, mais velho que a serra, sou atualizado com a mentalidade de hoje, a julgar pelos caminhos que o Opera passou a percorrer. E até avançado, para aquela época anterior.

    Aí, vim pro Opera. A princípio, todas aquelas customizações personalizáveis me aturdiram. Não gostei muito, pois eu então era muito simplista. O que me segurou foi a rapidez e a beleza. Só que ninguém frequenta impunemente o navegador com o Presto. Quando já tinha me transformado quase que inteiramente, surge o novo Opera "não presto", talvez expressasse melhor se o motor chamasse "presta".

    A versão 20 que baixei, se fosse naqueles tempos que primeiro baixei, teria satisfeito quase inteiramente meus requisitos de então. Eita ferro!
    Mas, mesmo naqueles tempos, eu já detestava o autocompletar digitações de endereços e de pesquisas. Cadê o opera: config pra eu desabilitar essa droga?

  • Mas isso não dá problema nenhum, nenhum arquivo se sobrepõe, eles vão funcionar de forma independente mesmo na mesma pasta. Você pode até desinstalar algum posteriormente que um não afeta o outro.

    E as sincronizações não trombam? Favoritos (o 12 tem, o 20 não)? Contatos do M2 integrado?
    Speed Dials com configurações diferentes?

    Acredito que as respostas anteriores foram dadas porque, talvez, então, não tenham mantido as versões 15+ convivendo com a 12 e tiveram a masma ideia que eu: conflitos.

  • Por padrão o Opera Blink vai tentar se instalar na mesma pasta do Opera Presto.
    Mas isso não dá problema nenhum, nenhum arquivo se sobrepõe, eles vão funcionar de forma independente mesmo na mesma pasta. Você pode até desinstalar algum posteriormente que um não afeta o outro.

    Isso é verdade. Só acho mais prático separar.

  • Mas isso não dá problema nenhum, nenhum arquivo se sobrepõe, eles vão funcionar de forma independente mesmo na mesma pasta. Você pode até desinstalar algum posteriormente que um não afeta o outro.

    E as sincronizações não trombam? Favoritos (o 12 tem, o 20 não)? Contatos do M2 integrado?
    Speed Dials com configurações diferentes?
    Acredito que as respostas anteriores foram dadas porque, talvez, então, não tenham mantido as versões 15+ convivendo com a 12 e tiveram a masma ideia que eu: conflitos.

    Não, até por ficarem em pastas diferentes.

  • autocompletar digitações de endereços e de pesquisas. Cadê o opera: config pra eu desabilitar essa droga?
    Menu Opera → Configurações → Privacidade e segurança. Desmarque "Habilitar preenchimento automático de formulários em páginas da web".
    O único problema é que parece estar ligado aos dados que você preenche manualmente no botão pra adicionar endereços, etc, inseparável.

  • @ rafaelluik:

    Sempre grato eu e bem-vindo você. Valeu, mas tenho a impressão de que somente no 12.16 e através do opera:config dessa versão, se consegue fazer isso. Foi indicação do KillerZer0. Tinha que configurar dois itens;
    User Prefs>Address Search drop down e Addressfield: mix search engine suggestions with history. E se consegue.

    No IE 8 é também opcional.

    Sua indicação, entretanto, parece dizer respeito ao preenchimento de dados de formulários para cadastro/compras on line. Não atuaria na barra de endereços/pesquisas. Devo experimentar mais tarde, pois, meu padrão é a 12.16. Com a 20 vou inicialmente a passo de tartaruga. Ao contrário dela, que é uma lebre de rápida.

  • Comparações entre o 12 e o 20 que tenho no XP

    Como o XP está fora de linha, não me alongarei nem debaterei demais os aspectos que me surgem. No note com Win 7, ainda não verifiquei nada.

    O 20 é mais rápido do que o 12. Não é diferença muito grande, mas bem sensível.

    O 20 não está armazenando as senhas que eu o autorizo a armazenar. Perdura durante a sessão que estou tocando. Saído que seja, na volta elas não estão lá. Posso atribuir a duas coisas: minha instalação do 20 é USB, talvez se a fizesse no mesmo diretório que o 12, porém em pastas diferentes, tal poderia não estar ocorrendo. Está instalado em "C", pasta Opera USB. E, também, instalei uma extensão, que apaga o histórico (detesto e não preciso de histórico, ainda mais nas opções que os 12(-) ensejam, zero ou mil, tenho birra disso).

    A autocomplementação é irremovível no 20. Salvo se houver extensões. Não acredito. Sério obstáculo para mim.

    Já li, nos blogs do Opera, que o navegador mantém versões anteriores para sistemas anteriores mais antigos. Previne contra aspectos de desempenho/segurança, no que respeita às versões do navegador e/ou do sistema operacional.

    O 20 não concede mandar para a área de notificação ao invés de fechar. Ponto negativo para ele (um deles).

  • Sua indicação, entretanto, parece dizer respeito ao preenchimento de dados de formulários para cadastro/compras on line. Não atuaria na barra de endereços/pesquisas.
    Opa! Nesse caso então tente desativar "Use um serviço de previsão para ajudar a completar as pesquisas e os URLs digitados na barra de endereço".

    Sobre as senhas eu não sei, só que elas são vinculadas à conta de usuário que está em uso e se você acessar por outra conta deve perdê-las. As suas outras configurações são salvas?

  • O 20 não está armazenando as senhas que eu o autorizo a armazenar. Perdura durante a sessão que estou tocando. Saído que seja, na volta elas não estão lá. Posso atribuir a duas coisas: minha instalação do 20 é USB, talvez se a fizesse no mesmo diretório que o 12, porém em pastas diferentes, tal poderia não estar ocorrendo. Está instalado em "C", pasta Opera USB.

    Quando você acessa uma página de login, não aparece nada? Você chega a salvar as senhas e mesmo assim estas não aparecem ao acessar a página novamente? Ou você se refere às senhas importadas do Opera 12?

    O Opera consegue escrever na pasta onde está instalado?

    E, também, instalei uma extensão, que apaga o histórico (detesto e não preciso de histórico, ainda mais nas opções que os 12(-) ensejam, zero ou mil, tenho birra disso).

    Veja se essa extensão não está apagando mais do que deve.

    Histórico para mim é fundamental, gostaria que o Opera Blink tivesse as mesmas opções do Presto nesse aspecto.

  • Opa! Nesse caso então tente desativar "Use um serviço de previsão para ajudar a completar as pesquisas e os URLs digitados na barra de endereço".
    Sobre as senhas eu não sei, só que elas são vinculadas à conta de usuário que está em uso e se você acessar por outra conta deve perdê-las. As suas outras configurações são salvas?

    Já está desativado desde o início. A principal razão é porque não sei o que que é isso (hehe). A outra é heartbleeded (http://blogs.opera.com/news/ - segundo assunto, depois dos ovos-de-páscoa).

    As senhas, aconteceu uma coisa que aqui algumas vezes acontecia com novas versões do presto. Ficavam falhando duas ou três sessões, depois se iam ajustando. Não sei se já corrigiu tudo relativo às senhas, mas parece que sim.

  • Já está desativado desde o início. A principal razão é porque não sei o que que é isso (hehe).
    Serve pra fazer aparecerem ou não sugestões de pesquisa quando você digita no campo de endereços/pesquisa unificado. Não é sobre esse auto-completar que você está falando?

    Aquele que "auto-digita" automaticamente o resto de um endereço no próprio campo já pronto pro Enter, realmente não achei uma opção, mas tenho a impressão de que não dava pra desativar no Opera antigo também pelo nome dessas configurações da opera:config que você postou.

  • Ou você se refere às senhas importadas do Opera 12?

    Tenho a impressão de que, como instalei USB fora do arquivo de programas, em pasta criada direto em "C", a instalação deixou de "farejar" (como disse o Lamarca) o que há da versão 12. Nada importou, nem senhas, nem favoritos, nem nada mais que acaso houver. Grato. De qualquer forma, parece resolvido, pela resposta que dei acima.

    O Opera consegue escrever na pasta onde está instalado?

    Sim, se bem entendi escrever. E entendi que ele escreve a senha salva quando guarda o login e eu vou ao site. Reparei que ele não estava armazenando as senhas salvas,senão enquando perdurava a sessão.

    mas tenho a impressão de que não dava pra desativar no Opera antigo também pelo nome dessas configurações da opera:config que você postou.

    Na barra de endereços, sempre deu com a tal de dropdown. Tanto que está funcionando na 12.16. A outra, no campo de buscas, parece que foi modificada, não sei em qual versão, mas na 12.16 não mais concede.

  • Veja se essa extensão não está apagando mais do que deve.
    Histórico para mim é fundamental, gostaria que o Opera Blink tivesse as mesmas opções do Presto nesse aspecto.

    Tenho a impressão de que não apaga, apenas esconde, ainda não me aprofundei muito. Ou, então, não invalida o histórico para outras funções, como autocompletar, que, além de apagar histórico era -- e talvez mais do que este -- o que eu perseguia.
    Não sou muito amante de históricos, mas no IE eu aceitava, porque havia a opção de tempo para ser apagado, que nunca deixava por mais do que cinco, sete dias. O que fosse para ser mais visitado do que isto ia para os favoritos, no IE, para o dial up ou marcadores, no Opera.
    O Presto é horroroso nisso. Ou é zero, ou a opção seguinte é 1.000, afff;

  • Como o XP está fora de linha, não me alongarei nem debaterei demais os aspectos que me surgem. No note com Win 7, ainda não verifiquei nada.

    ÔÔÔ - liar, perdão, mentiroso!

  • Sim, se bem entendi escrever. E entendi que ele escreve a senha salva quando guarda o login e eu vou ao site. Reparei que ele não estava armazenando as senhas salvas,senão enquando perdurava a sessão.

    Tenta deletar/renomear os arquivos Login Data* .* na pasta de perfil do Opera e verifique se resolve/melhora o problema das senhas.

    Aliás, o problema das senhas ocorre em qualquer site, inclusive este fórum?

    Na barra de endereços, sempre deu com a tal de dropdown. Tanto que está funcionando na 12.16. A outra, no campo de buscas, parece que foi modificada, não sei em qual versão, mas na 12.16 não mais concede.

    Bom, uma coisa é você não usar o recurso e outra é ele poder ser desativado. No Opera 12 acho que isso era desabilitado desabilitando o histórico.

    Tenho a impressão de que não apaga, apenas esconde, ainda não me aprofundei muito. Ou, então, não invalida o histórico para outras funções, como autocompletar, que, além de apagar histórico era -- e talvez mais do que este -- o que eu perseguia.

    Bom, não necessariamente a função de autocompletar está relacionada ao histórico. Possivelmente sim masnão tenho como afirmar com certeza.

    O Presto é horroroso nisso. Ou é zero, ou a opção seguinte é 1.000, afff;

    No opra:config você pode colocar o valor que quiser.

Log in to reply
 

Looks like your connection to Opera forums was lost, please wait while we try to reconnect.