Opera 23 e o Windows 8.1 uma experiência ruim

  • Olá,
    comprei um notebook bem básico como uma terceira máquina na casa para usa-lo em tarefas simples como e-mails, baixar filmes e assisti-los pela tv (hdmi), Facebook, etc. e a configuração dele é: 64 bits, Windows 8.1, processador AMD dual core E1 com 1ghz e 2 GB de ram, tela de led 11.6". Usando unicamente como firewall o Windows Defender fiz os testes com todos os browsers incluindo o Opera pois utilizo-o há muitos anos e é o meu preferido. Infelizmente, a bela versão 23 instalou mas não rodou nada bem, teve um péssimo desempenho ocupando toda a memória da máquina - o 23 simplesmente "afogava" processador. Instalei o Chrome para 64bit que rodou perfeitamente, sem bugs e solto. Já o Opera 23 travava o tempo todo, o cursor do mouse congelava, havia um delay ao digitar textos, um desastre. Fiquei muito decepcionado porque uma das características do Opera é ser muito leve, e esse daí possui um design bem bacana. Fui no site do Opera e tentei com o Opera Next. Foi muito pior, o windows 8.1 simplesmente travou quando abri uma quarta aba. Tive que dar um boot. Então resolvi instalar uma versão mais antiga do Opera para 64bit a 12.11 e deu certo. A máquina ficou solta e essa versão antiga do Opera está tendo um desempenho excelente, normalíssimo.
    Estou dando esse feedback porque acho importante para vocês. Grato pela atenção!

  • Eu estou usando o Opera 23 no meu pc, com windows 8.1 x64 e tá rodando beleza, mais leve do que o Chrome. Mas meu notebook é mais potente.

  • Pois é, vou colocar um pouco mais de ram na minha configuração para tentar melhorar esse problema. Mas consigo fazer todas as tarefas que mencionei acima sem problemas. Como ver um filme com o VLC e navegar ao mesmo tempo usando o Chrome... e também com a versão antiga que mencionei do Opera.

  • Tente procurar por softwares indesejáveis no computador. Desative um programa de segurança e teste, ou desative/desinstale algum que promete aumentar a performance do computador que talvez você tenha instalado. Ou um de personalização...

    Baixe o AdwCleaner e faça um escaneamento por malware.

    Podem estar interferindo com o Opera.

  • A máquina está limpinha e ela é novinha em folha, quase não tem nada nela - só os dois browsers mesmo. Uso regularmente não só o AdwCleaner e mais um outro para ter certeza que nada ficou para trás. Desinstalei também o anti virus McAfee que veio instalado de fábrica e que era um desastre. Ele a deixava super lenta e pesadona - não entendi como um fabricante instala uma coisa dessas sem testar a compatibilidade do equipamento. Logo que retirei o anti virus o Windows 8.1 passou a funcionar normalmente. Fui num foro e todos reclamavam da lentidão desse modelo. Como há quinze anos não uso programas anti virus nas minhas máquinas (porque são uma fraude, todos. A única vez em que fui contaminado foi por minha culpa e desatenção e retirei o tinhoso com uma vacina especifica, porque nenhum antivirus conseguia limpar o meu PC na ocasião. Diziam que estava contaminado mas não resolviam o problema e faziam a máquina ficar pesada) deixei apenas o Windows defender de firewall, e pretendo limpar os malwarezinhos regularmente. E até o momento não fiz nenhuma navegação "perigosa" que justificasse o comportamento do 23, uma pena. Mas com essa versão antiga dele, 12.11, está uma maravilha. Panela velha é que faz comida boa 🙂
    Pela minha experiencia e observação,o Opera ainda é pouco vulnerável a malwares. O Mozilla é bastante problemático (ficou) e o Explorer impraticável (nem uso). O Chrome, não sei, um enigma para mim.
    Hoje comprei um pente DDR3 de 4Gb e vamos ver o que acontece.

Log in to reply
 

Looks like your connection to Opera forums was lost, please wait while we try to reconnect.