Do more on the web, with a fast and secure browser!

Download Opera browser with:

  • built-in ad blocker
  • battery saver
  • free VPN
Download Opera

Opera consumindo memória RAM sem motivo.

  • Meu Opera recentemente começou a consumir muita memória RAM sem motivo algum. Com duas abas abertas (Google e Opera Forums) ele consome facilmente mais de 500mb. Se abro outras abas como o Google Planilhas, ele passa a consumir mais de 700mb.
    Quando abro o gerenciador de tarefas, ele me aponta que o navegador está com uns 16 processos ativos, sendo que não há nada em execução nele. Eu abro o navegador e ele já marca lá 450mb sem eu precisar abrir nada.
    Porém se eu abro o GX Control para verificar quais abas estariam consumindo tamanha quantidade de RAM, ele me mostra que não há consumo maior que 150mb.
    Gostaria de saber se há uma forma de reduzir esse consumo, pois há momentos que meu computador de trabalho não aguenta rodar o navegador junto aos programas que eu uso, mesmo com o navegador estando aberto apenas o e-mail.

    1beffad1-bdcc-45e4-8957-449f554c7044-image.png

  • @thiagozichtl Esse é meio que o consumo normal mesmo.

    Dá uma olhada no gerenciador de tarefas para ver os processos e quanto eles estão consumindo.

  • @leocg Então você está me dizendo que é normal o navegador com duas abas (pesquisa Google e Opera Forums) consumir mais de 500Mb de RAM?! Nem mesmo o Chrome que é conhecido por consumir quantidades enormes de RAM está apresentando esse resultado... E ainda, verifiquei o Gerenciador de Tarefas do Opera como vocês tanto recomendam nas respostas automáticas, e notei que mais de 300Mb estão sendo usados como "Processo da GPU", e estou com exatamente as mesmas abas abertas da postagem original para efeito de teste, então eu pergunto, o que está exigindo tanto??
    Aderi ao Opera GX por ser mais leve e mais rápido que os demais navegadores, porém hoje em dia dependendo do computador que o utilizo ele se torna pior do que o Chrome.

  • @thiagozichtl Digamos que não seria algo incomum esse consumo.

    Processo de GPU usa muita RAM mesmo, inclusive no Chrome.

    Como consumo das (mesmas) páginas abertas em ambos é bem similar, tudo leva a crer que o consumo extra seja decorrente de recursos do Opera, extensões, etc.