Do more on the web, with a fast and secure browser!

Download Opera browser with:

  • built-in ad blocker
  • battery saver
  • free VPN
Download Opera

Sincronização dando problemas, nas duas últimas versões estáveis, no Windows 10.

  • Já testou com uma pasta de perfil zerada?

    Se eu já soube, esqueci de como fazer. É na pasta perfil do Sobre? Tá lá o caminho. Que faço em seguida?

  • Que faço em seguida?

    Renomeia essa pasta, inicia o Opera novamente e verifica se o problema persiste ou não.

    Se for resolvido, então algo no perfil anterior estava causando o problema. Caso persista o mesmo, então será preciso investigar melhor a causa.

  • Renomeia essa pasta

    Ainda não tenho muita desenvoltura em percorrer as localizações no Windows 10. Perdoe-me a ignorância. Inscrevendo o caminho do "Sobre" ("C:\Users\user\AppData\Roaming\Opera Software\Opera Stable) na Pesquisa do Windows, a pasta a que ela me conduz é "Opera Stable"). É esta pasta a que vai ser renomeada? Posso passar, por exemplo, para "Opera Atual" ou qualquer nome? Se o erro não estiver aí, terei que voltar com a denominação original? Não fique muito pasmado comigo, please"! 😕

  • É esta pasta a que vai ser renomeada?

    Isso.

    Posso passar, por exemplo, para "Opera Atual" ou qualquer nome?

    Sim, é só para forçar a criação de uma nova.

    Se o erro não estiver aí, terei que voltar com a denominação original?

    Não precisa, já que você estará com um perfil novo e sem o problema.

  • Danou-se!!! 🇳🇴 O problema tal como relatado no início, sumiu! Com ele lá se foram todos os meus favoritos (marcadores) e os speed dial. ;_; Parece-me que o Opera voltou como novo, perguntando-me se o queria como padrão"! Minhas senhas parece que estão no lugar. Quanto ao resto, vou ver depois. Depois dessa porretada, só taking a long rest. :lol:

  • Danou-se!!! O problema tal como relatado no início, sumiu! Com ele lá se foram todos os meus favoritos (marcadores) e os speed dial. Parece-me que o Opera voltou como novo, perguntando-me se o queria como padrão"! Minhas senhas parece que estão no lugar. Quanto ao resto, vou ver depois. Depois dessa porretada, só taking a long rest.

    Com a criação de um perfil novo, seria fato que tudo viesse do "zero". Mas quando você logar na sua conta Opera, tudo irá voltar como antes, pelo menos é o esperado. Aqui eu deixo habilitado pra sincronizar as senhas também e o Opera faz isso bonitinho, como no Firefox :). Caso você queira tudo novamente de forma manual, basta copiar o que está dentro da antiga pasta (a renomeada) e copiar nessa nova pasta que o Opera criou, mas daí eu não sei se o problema retornaria junto :XP:. Espero que tenha dado pra compreender.

  • O problema tal como relatado no início, sumiu! Com ele lá se foram todos os meus favoritos (marcadores) e os speed dial.

    Não foram recuperados com o login no Sync?

  • Não foram recuperados com o login no Sync?

    Não. Envolvi-me em sérias peripécias , desde o início do novo sistema. A começar pela reinstalação limpa do Opera, porque esse problema apareceu de cara. Fui tentando sincronizar e a sincronização me devolveu, via Opera link, todo o calhamaço que ali tinha depositado. Demorou a chegar. Quando chegou já tinha refeito, com muito trabalho, de memória e de pesquisa, todos os principais speed dials e marcadores que atualmente me são interessantes.
    O material do sync/opera link que chegou, fui fazendo várias exclusões, aproveitando o pouco que ainda me interessava, e estava com tudo montado como agora quero. É por isso que estava querendo me coordenar com o sincronizador, para ficar lá tudo atualizado, como agora estava. Nunca soube trabalhar muito bem com o Opera Link. Agora examinando sua postagem a respeito da finalização do Opera Link, vejo alguns dispositivos, dos quais o principal é uma senha mestra, que nunca instituí, nem achei como instituí-la.

    No momento, vou tentar recuperar meus marcadores e speed dials como estavam, até antes da renomeação da pasta, e tentar depositá-los atualizados no sincronizador, unicamente para uso no caso de ter que desinstalar/reinstalar o Opera, via instalação limpa, porque não uso mobiles nem outros equipamentos que não sejam meu desktop.

  • Com a criação de um perfil novo, seria fato que tudo viesse do "zero". Mas quando você logar na sua conta Opera, tudo irá voltar como antes, pelo menos é o esperado. Aqui eu deixo habilitado pra sincronizar as senhas também e o Opera faz isso bonitinho, como no Firefox . Caso você queira tudo novamente de forma manual, basta copiar o que está dentro da antiga pasta (a renomeada) e copiar nessa nova pasta que o Opera criou, mas daí eu não sei se o problema retornaria junto . Espero que tenha dado pra compreender.

    Geazi, muito grato. Vou esperar a resposta do Leo da minha postagem acima. E, então, fazer-lhe umas perguntinhas que estou certo de que sua boa-vontade conhecida sempre atenderá

  • No momento, vou tentar recuperar meus marcadores e speed dials como estavam, até antes da renomeação da past

    Tenta copiar o arquivo Bookmarks da pasta anterior. Só lembre que você perderá os bookmarks e Speed Dials adicionados na atual.

  • Solicito uma orientação a você e ao Geazi, confirmando/corrigindo os passos que intento dar:

    1-O arquivo que renomeei persiste, juntamente com o renomeado e vigente. Eu pensava que a renomeação apagava o primeiro e só ficava o segundo. Já dizem há muito que de pensar morreu um burro.

    2-Pretendo apagar os marcadores que neste momento existem no navegador (só os importados do IE estão nele). Vou eliminar dele os dois speed dial que já pus de volta.

    3-Quanto a arquivos de marcadores, tenho em ambos, renomeado e atual:
    Bookmarks, Bookmarks.bak e BookmardsExtras - Estou pensando em copiar no arquivo anterior, eliminar estes arquivos no renomeado, colar neste essas cópias. Sapiência ou burrice?

    4-4-Não sei quais são os arquivos do Speed Dial tanto no substituído quanto no renomeado. Poderiam me indicar?

    1. Você vai copiar esses arquivos para a pasta de perfil atual.

    2. Já indiquei hehe, são os acima citados.

    1. Você vai copiar esses arquivos para a pasta de perfil atual.

    No caso, copiando, os copiados substituem os copiados, sem necessidade de prévia eliminação destes? Vamos, que não fossem os três, mas apenas dois deles, ou mesmo apenas um???

    1. Já indiquei hehe, são os acima citados.

    Seguro morreu de velho. Tanto o Opera quanto -- mais ainda o Windows 10 -- são enxuriçados. Preciso de tudo tim-tim por tim-tim.

    E muito grato.

  • No caso, copiando, os copiados substituem os copiados, sem necessidade de prévia eliminação destes?

    Sim, caso você escolha essa opção na hora de copiar.

    Vamos, que não fossem os três, mas apenas dois deles, ou mesmo apenas um???

    Aí você copiaria apenas um. 🙂

  • Vontade de praguejar! Nada feito. Lá vou eu usar minha memória e pesquisas. Nada na tela com João Ninguém.

  • Nada feito.

    O que aconteceu? Ficou na mesma?

  • Bem, eu não tenho (muita) vergonha de expor aqui minhas cincadas. Afinal, eu não sou o rei da cocada preta!

    Na verdade, só agora me ocorreu pegar a aba dos marcadores, dos speed dials, notícias, guias e histórico. Abrindo a dos marcadores, e clicando ocasionalmente na pasta (ou divisória) dos Importados do Opera Link, apareceu tudinhoooooo! Tudinho que estava há vários séculos no Opera Link. Conservado tal como foi feito ao longo dos séculos em que estão lá.

    Tudo o que está acontecendo, de fato me aturde. Esses marcadores já os tinha obtido anteriormente e já no Windows 10, como disse acima, aproveitado apenas alguns deles e eliminando o restante, contava que o Sincronizador já tivesse dentro dos remanejamentos a que procedi.

    Mas isso não estava assim. Não houve mudança alguma. E como poderia ter havido, se o o Windows me negava a sincronização, ocasionando o erro no Opera, e me obrigando a me deslogar da sincronização, para o Opera voltar a funcionar?

    Tentanto compreender, vem-me o fato de que o Opera não foi instalado no meu atual sistema pelo seu instalador próprio, mas pelo próprio Windows, ao concluir a instalação de seu upgrade do 7 para o 10.

    Lembro-me da primeira vez em que, já no 10, tentei sincronizar o Opera, deu-se o problema com que iniciei este tópico. Ao que me lembre, porque o Edge, que já veio configurado como padrão, não aceita extensões e me mandou uma mensagem neste sentido. Agora, o que isso teve a ver com o Opera não sei dizer. Mas, que teve, teve. E foi a partir desse aviso que a sincronização do Opera ficou inoperável (sem trocadilho). De nada adiantou eu remover o Opera e retorná-lo com uma instalação limpa. Provavelmente, o perfil que o Opera captava era o dos arquivos do 7, que convivem com os do 10.

    Portanto, essa renomeação da pasta deve realmente resolver todo o problema.

    Que vou fazer? Tornar a remanejar todo o calhamaço chegado, eliminando grande parte dele, conservando alguns poucos e
    acrescentando os ultimamente aderidos.

    Vou fazer tudo COM A SINCRONIZAÇÃO DESCONECTADA. Somente quando tiver tudo concluído, vou acionar a sincronização. Aí com grande esperança de que finalmente fique estabelecida a conciliação do meu sistema com o da sincronização.

    Geazi, Leo, é isso mesmo? Pergunto, porque não tenho muita ideia de como trabalha a sincronização.

  • Você havia feito a migração do seus dados no Link para o Sync? Aqui, como não fiz tal migração, não tenha uma pasta de importados do Link.

  • Tentanto compreender, vem-me o fato de que o Opera não foi instalado no meu atual sistema pelo seu instalador próprio, mas pelo próprio Windows, ao concluir a instalação de seu upgrade do 7 para o 10.

    Na verdade não houve uma instalação dos programas e sim uma cópia dos dados para o novo sistema operacional. Ou seja, salvo algum problema, todas as informações de todos os programas foram copiadas do Windows 7 para o Windows 10.

    Lembro-me da primeira vez em que, já no 10, tentei sincronizar o Opera, deu-se o problema com que iniciei este tópico. Ao que me lembre, porque o Edge, que já veio configurado como padrão, não aceita extensões e me mandou uma mensagem neste sentido. Agora, o que isso teve a ver com o Opera não sei dizer. Mas, que teve, teve. E foi a partir desse aviso que a sincronização do Opera ficou inoperável (sem trocadilho).

    Não acho que exista uma relação entre as duas coisas.

    De nada adiantou eu remover o Opera e retorná-lo com uma instalação limpa. Provavelmente, o perfil que o Opera captava era o dos arquivos do 7, que convivem com os do 10.

    Se foi uma instalação limpa então todo e qualquer perfil anterior foi removido ou desativado.

    Que vou fazer? Tornar a remanejar todo o calhamaço chegado, eliminando grande parte dele, conservando alguns poucos e
    acrescentando os ultimamente aderidos.

    Eu aproveitaria para começar tudo do zero mesmo, adicionando novamente as páginas conforme a (real) necessidade.

    Vou fazer tudo COM A SINCRONIZAÇÃO DESCONECTADA. Somente quando tiver tudo concluído, vou acionar a sincronização. Aí com grande esperança de que finalmente fique estabelecida a conciliação do meu sistema com o da sincronização.

    Mas o problema já não foi resolvido?

    E acho que não faz muita diferença o fato da sincronização estar ativa ou não, especialmente quando só existe uma instalação.

  • Você havia feito a migração do seus dados no Link para o Sync? Aqui, como não fiz tal migração, não tenha uma pasta de importados do Link.

    Tinha tentado fazer. Não sei se ainda no 7, acho que sim. Possivelmente, com o impedimento de sincronizações que o 10 causou, o que estava no Opera Link, transferido ou não para o Sync, conservou todo o velho acervo. Esta mudança de sistema operacional (estou há 11 dias com o 10), me tirou a pouca noção que eu pudesse ter a esse respeito. Ainda mais, na situação indefinida em que estou, no período de experimentação, mas não ainda de adesão definitiva ao Windows 10. E não sei a quantas anda esse convívio dos arquivos/programas do 7 e do 10.